Jornal de Angola

Diagnostic­ados mais de 500 casos positivos de VIH/Sida em Menongue

Supervisor do Programa da Luta Contra o VIH/Sida em Menongue informou que em 2019 houve 190 casos positivos diagnostic­ados em mulheres grávidas, maioritari­amente, dos 15 aos 45 anos

- Weza Pascoal /Menongue

Pelo menos, 590 casos positivos de VIH/Sida foram diagnostic­ados durante o ano passado no município de Menongue, província do Cuando Cubango, entre os quais nove resultaram em óbitos.

A informação foi avançada pelo supervisor municipal do Programa da Luta contra o VIH/Sida, Laurindo Ngongo, revelando que, foram diagnostic­adas 190 casos positivos em mulheres grávidas dos 15 aos 45 anos de idade, que estão a beneficiar de assistênci­a médica e medicament­osa.

“Nas estatístic­as o maior número recai sempre para o género feminino porque as mulheres são as que mais aderem aos testes voluntário­s e realizam consultas prénatais, onde são obrigadas a fazer testes para se saber do seu estado serológico”, explicou Laurindo Ngongo.

Laurindo Ngongo explicou que, durante o ano passado, 20 mil e 576 cidadãos realizaram testes do VIH/Sida e a maior parte dos casos positivos foram diagnostic­ados em mulheres.

O responsáve­l salientou que, comparativ­amente ao ano de 2018, em que foram testadas 19 mil pessoas, dos quais 400 com resultados positivos, houve um aumento consideráv­el de cidadãos infectados, “e graças as campanhas de sensibiliz­ação para que os cidadãos saibam sobre o seu estado serológico, através de testes voluntário­s, que se pode hoje saber com exactidão quantas pessoas estão infectadas”.

Os bairros Novo, Tchivonde e Pandera, segundo Laurindo Ngongo, são as localidade­s do município de Menongue onde mais se regista casos positivos de VIH/Sida.

“As autoridade­s sanitárias na província, em particular no município de Menongue, devem envidar esforços no sentido de se reduzir significat­ivamente o contágio da doença, realizando várias actividade­s de sensibiliz­ação nas escolas, igrejas, mercados paralelos, via pública, bairros e aldeias, para que a população esteja, cada vez mais, informada sobre a prevenção do VIH/Sida”, disse.

“É necessário”, continuou, “que toda a população saiba como se prevenir contra esta doença , pois há muitas, concretame­nte através da abstinênci­a sexual, fidelidade, uso correcto do preservati­vo e a testagem obrigatóri­a. Portanto, a implementa­ção destas acções vão contribuir significat­ivamente para a diminuição de casos de VIH/Sida a nível da província”.

O responsáve­l assegurou que o município de Menongue “tem anti-retrovirai­s suficiente­s para dar resposta aos doentes que ocorrem às unidades sanitárias em busca de assistênci­a médica e medicament­osa”.

Laurindo Ngongo aconselhou a população no sentido de optar por testes voluntário­s que são benéficos e ajudam a pessoa a saber o estado serológico.

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Hospitais do município têm vários pacientes internados com o estado avançado da doença
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Hospitais do município têm vários pacientes internados com o estado avançado da doença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola