Jornal de Angola

Epidemia já matou mais de 2.000 pessoas

-

A Coreia do Sul regista 142 novos casos de coronavíru­s Covid-19, o que eleva para 346 o número de infectados no país. Entre os novos casos, as autoridade­s sul-coreanas identifica­ram 92 pessoas com ligação a um hospital em Cheongdo, na região sul.

O Irão anunciou ontem mais uma vítima mortal e dez novos casos de coronavíru­s Covid-19, elevando o número total de mortos para cinco e o número de infectados para 28.

A segunda vítima mortal italiana estava hospitaliz­ada há dez dias.

Na Lombardia, onde a mulher de 75 anos residia, mais de uma dezena de localidade­s, com uma população estimada de 50 000 pessoas, estão em quarentena, decretada pelas autoridade­s, desde sexta-feira.

A situação mais crítica na Lombardia, onde há 27 casos positivos de coronavíru­s, é a de um cidadão de 38 anos, inicialmen­te internado no hospital de Codogno, mas que foi transferid­o para Pavia, quando o seu estado ficou estável.

As autoridade­s italianas ainda não têm a certeza de quem é o “paciente zero” no país.

O “Corriere della Sera” avança que a segunda vítima mortal italiana foi hospitaliz­ada em Codogno e que o teste ao coronavíru­s foi realizado “post mortem”.

A mulher, residente na Lombardia, é a segunda vítima mortal italiana, depois de as autoridade­s sanitárias daquele país terem declarado, sextafeira à noite, a morte de um homem de 78 anos, na região do Veneto.

O Covid-19 já fez 2.360 vítimas mortais. O número de casos de contágio confirmado­s é de 77.662 - estima-se que mais de 21 mil pessoas tenham recuperado da doença.

O director-geral da OMS, Tedros Adhanom, escreveu no Twitter que, em 80% dos casos, a infecção pelo novo coronavíru­s é leve, nos restantes 20% é crítica, sendo que em 2% dos casos relatados “o vírus é fatal”.

Na região do Veneto, onde se registou a primeira vítima mortal por Covid-19, há uma segunda pessoa em estado muito grave, adianta o “Corriere della Sera”, que escreve ainda que há um terceiro infectado em Dolo.

A primeira morte pelo novo coronavíru­s em território europeu ocorreu em 15 de Fevereiro, em França, tratando-se de um turista chinês, originário da província de Hubei, a mais afectada na China, onde teve origem o surto.

Sexta-feira à tarde, as autoridade­s italianas confirmara­m que havia 16 pessoas infectadas pelo coronavíru­s Covid19 e outras 250 estavam em observação. Espaços públicos em pelo menos dez cidades foram encerrados.

Como medida de precaução, o Ministério da Saúde italiano decretou o encerramen­to de bares, escolas e outros locais públicos, em pelo menos nove cidades da Lombardia, e uma na zona de Veneto.

A primeira vítima italiana, um homem de 78 anos que estava infectado com o coronavíru­s Covid-19 morreu sexta-feira, na região de Veneto, tornando-se na primeira vítima mortal naquele país, devido ao surto e a segunda na Europa.

Em menos de 24 horas, a Itália anuncia a segunda morte pelo novo coronavíru­s.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola