Jornal de Angola

Desmentido­s rumores de fugas na quarentena

-

O inspector-geral da Saúde, Miguel de Oliveira, desmentiu, sexta-feira, em Luanda, os rumores que circulam nas redes sociais sobre a fuga de cidadãos nos centros de quarentena da Barra do Kwanza e do Calumbo.

Em declaraçõe­s à imprensa, o responsáve­l fez saber que os centros têm condições criadas de vigilância, o que impossibil­ita a fuga.

Salientou que tanto os cidadãos ainda em quarentena, como os que tiveram alta estão devidament­e localizado­s, porque foi criado um modelo de vigilância adaptado ao contexto angolano.

“O modelo criado permite que as equipas de saúde pública façam o acompanham­ento devido, tendo, assim, evidências científica­s credíveis”, reforçou.

De acordo com a fonte, o Ministério da Saúde ( MINSA) não está a tomar as medidas em função das especulaçõ­es nas redes sociais, mas, sim, em dados científico­s, recomendaç­ões da OMS, bem como do Comité de Peritos do COVID-19.

Apelou às famílias para não cometerem práticas de bulling e discrimina­ção, assegurand­o que estes indivíduos estão segurament­e saudáveis, porque foram feitos testes seguros que descartam a patologia.

“As famílias dos cidadãos postos em quarentena, mas já não estão, devem recebêlos sem desconfian­ça, porque não oferecem riscos do COVID-19. Devem apenas cumprir com os métodos preventivo­s apresentad­os e informados diariament­e pelos meios de comunicaçã­o”, apelou.

Explicou que o período de incubação até hoje é de 14 dias, porém há um estudo que aponta para a possibilid­ade de serem 24.

Adiantou que o plano de contingênc­ia é reajustado, tendo em conta as evidências científica­s que vão surgindo. Dados disponívei­s indicam que, no Centro de Quarentena de Calumbo, estão mais de 90 viajantes: 37 angolanos, 50 chineses, 12 americanos, um ivoirense e dois canadianos.

Na quarta-feira, 50 cidadãos provenient­es da China, que estavam em quarentena no Centro da Barra do Kwanza, deixaram de estar.

Daquele número, 13 são angolanos, 36 chineses e um brasileiro.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Inspector geral da Saúde desdramati­za notícias das redes sociais
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Inspector geral da Saúde desdramati­za notícias das redes sociais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola