Jornal de Angola

Petro assume liderança do Girabola

Tetra-campeões procuram recuperar o controlo da liderança isolada da tabela classifica­tiva com a conquista dos três pontos no Huambo

- Honorato Silva

À procura do regresso ao registo afirmativo, com arreganho competitiv­o, o 1º de Agosto defronta o Recreativo da Caála, hoje às 15h00, no Huambo, pressionad­o pela recuperaçã­o do comando do Girabola, perdido ontem para o Petro de Luanda, face à vitória (2-0), frente ao Santa Rita de Cássia, na abertura da 21ª jornada.

Alvo de críticas, pela perda de consistênc­ia exibiciona­l, mudança atribuída à campanha menos conseguida na fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos, da qual saíram sem qualquer triunfo, os militares do Rio Seco, orientados por Dragan Jovic, entram em campo proibidos de desperdiça­r pontos, sob pena de complicare­m as contas do título.

Apesar de disporem ainda da possibilid­ade de renovar a posse da Taça de Angola, os rubro e negros, agora no segundo lugar, 42 pontos, estão focados no penta (quinta consagraçã­o consecutiv­a no campeonato), proeza exibida com exclusivid­ade pelos arqui-rivais tricolores, cujo objectivo é frustrar a repetição da marca, como fez há duas épocas o FC Porto em Portugal, na disputa com o Sport Lisboa e Benfica.

O aperto classifica­tivo, 11º lugar, 18 pontos, impede a formação da Caála, treinada por David Dias, de pensar em filantropi­a, por estarem ainda ao alcance do Cuando Cubango FC, Ferrovia do Huambo, Progresso Sambizanga e Santa Rita de Cássia, concorrent­es empenhados na fuga dos dois lugares de descida.

No Cuito, às 15h00, o FC Bravos do Maquis, terceiro com 34 pontos, aposta na “simpatia” do Cuando Cubango FC, 12º, 15, há dois anos distante do calor dos seus adeptos, por falta de campo em Menongue. Pelo registo competitiv­o das equipas, os maquisarde­s às ordens de Zeca Amaral são favoritos à vitória.

Superado em casa, por 0-1, pelo Sagrada Esperança, na primeira “mão” dos quartos-de-final da Taça, o Desportivo da Huíla, sexto, 27, procura corrigir o percurso diante do Sporting de Cabinda, décimo, 20, às 15h00, no Estádio do Ferrovia, na cidade do Lubango. Os leões correm em direcção à permanênci­a.

Mergulhado numa profunda crise financeira, o Progresso, penúltimo, 14 pontos, recepciona o Wiliete de Benguela, instalado de forma cómoda na oitava posição, 25. Os salários em atrasos fragilizam a equipa de Hélder Teixeira, na disputa com os pupilos de Agostinho Tramagal, muito elogiados pelo bom desempenho no ano de estreia.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Mabululu persegue Tony do Petro de Luanda na disputa dos melhores marcadores da prova
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Mabululu persegue Tony do Petro de Luanda na disputa dos melhores marcadores da prova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola