Jornal de Angola

O percurso de uma vida dedicada à música

-

António de Jesus de Oliveira Gonçalves “Voto Gonçalves” nasceu a 12 de Fevereiro de 1949, no bairro Marçal, em Luanda, e tem mais de quatro décadas de carreira artística. “Ti Voto” fez-se ao semba depois de ter apostado em ritmos mais ocidentais.

No Bairro Operário começou a desenvolve­r-se no meio musical, com amigos do Cruzeiro, entre estes Manuel Faria, Jerónimo Belo e Zé Andrade. Chegou ainda a fazer parte do movimento pop rock, onde notabiliza­vam os “Os Rocks” e “Os Electrónic­os’’. Quando mais maduro actuou com os “Roling Stars” e os “New Lover’s”, alternando a viola ritmo e o baixo.

Como muitos da sua geração, teve de cumprir o serviço militar, altura em que começou a conhecer mais sobre esta Angola e seus ritmos. No exército fundou o conjunto ’’Makaku Muxima’’, que em 1970 lançou um single, onde constam os temas “Xico Zé” e “Ngui banza Teté”.

Momento

Foi numa noite fria, de Julho de 2017, em que os presentes e convidados pediam mais sucessos e tinham muita vontade de ouvir Voto Gonçalves, que foi degustado o último “Pão com Chouriço”. Naquele dia, o músico aqueceu a noite de cacimbo e aproveitou para fazer uma retrospect­iva da carreira.

Com rouquidão na voz subiu ao palco acompanhad­o pela banda Maravilha e deu provas de ainda ter o “vigor” dos tempos idos. Os temas de cariz revolucion­ário fizeram parte do cardápio, assim como muitos outros, que levaram o público a recordar uma época. O músico recordou ainda os tempos em que era integrante dos chamados conjuntos de música moderna.

Depois, o convidativ­o e ritmado “Zenu Bomba Tukina dimba dy Angola” surgiu como uma ordem à dança. Voto Gonçalves diz que é uma composição de Manuel de Jesus Martins “Chabanú”, com um ritmo recriada pelo mesmo.

Mas foi com o retracto fiel das festas de quintal dos anos 80, que o músico convenceu todos, ao cantar o seu maior sucesso, “Pão com Chouriço”. Mas, além disso, o público recebeu também bem o intemporal “Esperança do Amanhã”, um tema actual nos dias de hoje.

Hoje, o artista que uma vez pregou um susto a Nação, quando, em plena actuação, caiu do palco e quase abandonava a carreira, está longe da aposentari­a. Actualment­e está a preparar o sucessor de “Novos Tempos”.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola