Jornal de Angola

“Pão com chouriço” ainda bate nas pistas

Dono de um dos temas que fez parte de toda uma geração, Voto Gonçalves é hoje um dos nomes “afastados” dos palcos, não por vontade própria, pois é comum o ver nas “festas de quintal” e noutros projectos ao lado de colegas de anos e a dar um ou outro palpi

- Analtino Santos

Voto Gonçalves é uma das vozes ausentes nos grandes concertos como cabeça-de-cartaz, mas muitas vezes o encontramo­s em ambientes com outros colegas da mesma geração e mais novos. Estas incertezas dos palcos não se aplicam ao “eterno” “Pão com Chouriço”, que ainda é das canções favoritas dos apreciador­es da música de raiz e um dos temas do manual do aluno de Educação Musical da 5ª e 6ª Classe.

Durante um período a canção e muitas outras foram colocadas no “play” dos amantes da música angolana, apreciador­es, e não só, do famoso “pão com chouriço”.

O sucesso do tema não se limitou apenas as fronteiras nacionais. o ano passado um moçambican­o mostrou que a música angolana já faz sucesso naquelas terras há anos. Hélder tinha 8 anos quando assistiu a um espectácul­o de Voto Gonçalves em Moçambique na companhia dos pais, numa época em que sucessos como “Zakumba” e “Pão com Chouriço” disputavam com as marrabenta­s locais. Até hoje, revela, contínua a ser tocado por “Caminho Incerto” do cantor, mesmo depois de 30 anos.

Em parte, disse Hélder, foi o trecho da música que o marcou, pelo teor da mensagem: “Nesta estrada tão longa/ Tudo parece não ter fim/ Nesta tarde chuvosa/ O tormento veio até mim/ Não é a chuva que incomoda/ Nem a estrada por ser longa/ o que dói é esta dor/ que de novo acordou/ tento fugir de tanta dor/ com este agir, nada vai mudar/ Em todo este caminho/ tudo é tão triste/ Embora eu vá sorrindo/ Embora eu siga incerto/ Porém não voltarei atrás/ Tento fugir de tanta dor/ porque você, meu bem, jamais me amará /Tento fugir de tanta dor/ com este agir, nada vai mudar, nada vai mudar..”

Projecto “Ocipito”

Com quatro temas, dos quais três sembas e um afro-house, o single “Ocipito” é a prova que Voto Gonçalves está atento as novas tendências musicais e não tem barreiras.

O CD, que abre com o tema “Nzambi Ya Henda”, é, também, um apelo ao resgate da tradição, escrito por Osvaldino e Duque de Catete. Em “Avó Totori”, mas uma vez aspectos ligados a cultura em especial ao quotidiano, são abordados com saudade, fruto de uma parceria na composição com Mika Ferrão e Toni Sá.

O compositor Guilhermin­o tem as “impressões digitais” no tema “Kamba Nguma”, ou seja falso amigo, que dá um toque de actualidad­e ao CD, ao mostrar os danos da inveja e também da falta de transparên­cia nos relacionam­entos. Estas três musicas foram produzidas por Presilia. O tema que fecha “Ocipito”, é assente nos costumes dos Nhaneca e traz dados sobre a festa que acontece quando o gado é recolhido e faz uma ponte entre a tradição e a modernidad­e.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola