Jornal de Angola

Trump anuncia venda de helicópter­os à Índia

-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, ontem, que vai vender helicópter­os militares à Índia no valor de três mil mlhões de dólares, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita oficial de dois dias àquele país.

“Tenho o prazer de anunciar que amanhã (hoje), os nossos representa­ntes vão assinar acordos para vender os helicópter­os mais avançados e outros equipament­os às Forças Armadas indianas no valor de mais de 3 mil milhões de dólares”, afirmou Donald Trump, antes de um comício, no novo Estádio de Motera, onde se concentrar­am mais de 100 mil pessoas, de acordo com a organizaçã­o.

O Presidente norte-americano foi acompanhad­o, no discurso, pelo PrimeiroMi­nistro indiano, Narendra Modi, durante o evento chamado “Namaste Trump” (“Saudações, Trump”), uma das maiores recepções oferecidas na Índia a um Presidente estrangeir­o.

ModideuaTr­umpumarece­pção jubilosa com milhares de pessoas nas ruas, incluindo um desfile de centenas de dançarinos e músicos em trajes tradiciona­is coloridos.

A visita do líder norte-americano acontece depois de um ano de atritos comerciais entre os dois países, com a imposição de taxas mútuas e a decisão dos Estados Unidos de retirar a Índia, a partir de Junho do ano passado, do Sistema de Preferênci­as Generaliza­das, que proporcion­a reduções tarifárias em vários produtos.

“Ele é um negociador muito duro”, disse Trump referindos­e a Modi.

“Estamos a fazer um grande acordo comercial, muito, muito importante, dos maiores jamais feitos”, afirmou Donald Trump, embora tenha admitido que os EUA e a Índia ainda estão “na primeira fase das discussões”.

Durante o discurso, Trump enfatizou repetidame­nte a ligação entre a Índia e os Estados Unidos. “Em apenas 70 anos de independên­cia, a Índia tornou-se um gigante económico e a maior democracia que já existiu”, garantiu.

O Primeiro-Ministro indiano sublinhou, no discurso, que os dois países têm “um relacionam­ento próximo” e a visita de Donald Trump marca “um novo começo nos laços entre a Índia e os Estados Unidos”.

Confrontos

Nova Delhi foi o palco de confrontos, ontem, entre manifestan­tes pró e contra uma nova lei de cidadania, que obrigou a Polícia indiana a usar granadas de gás lacrimogén­eo para dispersar a multidão. A nova lei de cidadania permite a naturaliza­ção acelerada a algumas minorias religiosas nascidas fora do país, mas não a muçulmanos.

As manifestaç­ões de rua anti-Trump foram registadas em Delhi, mas também em Kolkata, em Hyderabad e em Gauhati. Trump afirmou que nunca se esquecerá da “incrível hospitalid­ade” das pessoas de Ahmedabad, enquanto sublinhava que Modi é “um líder muito bem-sucedido”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola