Jornal de Angola

Gnassingbé reeleito para quarto mandato

-

O Presidente togolês, Faure Gnassingbé, foi reeleito, ontem, para um quarto mandato com 72,36 por cento dos votos, muito à frente do candidato da oposição, Agbéyomé Kodjo, que fala em fraude eleitoral e também reivindica vitória.

De acordo com os resultados da Comissão Eleitoral Nacional Independen­te, segundo revelou, ontem, a BBC, o Chefe de Estado cessante venceu na primeira volta, com maioria absoluta. O principal rival, Agbéyomé Kodjo, conseguiu apenas 18,37 por cento, enquanto o terceiro candidato, Jean-Pierre Fabre, obteve 4,35 por cento dos votos. Um total de sete candidatos disputaram a votação.

Faure Gnassingbé está no poder desde 2005, aquando da morte do pai, Gnassingbé Eyadéma, depois de governar o país por 38 anos. As autoridade­s enfrentara­m grandes protestos em 2017 e 2018, exigindo o fim das cinco décadas do regime que falhou em tirar muitos da pobreza. Entretanto, as manifestaç­ões esgotaram-se diante da repressão do Governo e das disputas entre a oposição.

O actual Presidente já havia sido reeleito duas vezes, em 2010 e 2015. Uma emenda constituci­onal, aprovada em 2019, limitou o cargo de Presidente a dois mandatos, mas vai ter efeitos apenas nas eleições subsequent­es. Os domicílios do candidato Gabriel Messan Agbéyomé Kodjo e do apoiante, mnsenhor Philippe Fanoko Kpodzro, foram, ontem, cercados pelas forças de defesa e segurança, para evitar possíveis desacatos, após a divulgação dos resultados que deram vitória a Ganssingbé.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola