Jornal de Angola

Atletas da Selecção reclamam prémios

- António Cristóvão

Os jogadores da Selecção Nacional de futebol para amputados, campeões continenta­is, reclamam o pagamento dos prémios de jogo e do título conquistad­o no mês de Outubro passado, na cidade de Benguela, onde se disputou o Campeonato Africano das Nações, com a participaç­ão de seis países.

O avançado Sandro do Rosário, um dos integrante­s da Selecção Nacional, disse ao Jornal de Angola que o valor dos prémios é de 4.500 000 de kwanzas para cada atleta (quatro milhões e quinhentos mil kwanzas).

“A situação está mal. Não recebemos nenhum kwanza desde que terminou o campeonato. Nem os prémios de jogo e de campeões africanos”, disse aflito, o dianteiro que diz precisar do dinheiro para pagar as propinas escolares.

O atleta diz que o grupo está preocupado com o silêncio das instituiçõ­es, e pelo tempo de espera, porque muitos se encontram desemprega­dos e são chefes de famílias.

“Estamos chateados porque é muito tempo. Muitos não trabalham e estão a precisar do dinheiro, para fazerem alguma coisa. Outros necessitam para pagar as propinas escolares”, comentou à reportagem deste jornal. Questionad­o se já contactara­m o

Comité Paralímpic­o Angolano (CPA) ou Direcção Nacional dos Desportos (DND), Sandro do Rosário disse que um dos responsáve­is da primeira instituiçã­o apelou à calma, para esperarem até ao mês de Maio, altura da recepção dos valores dos prémios.

“O CPA diz que temos de aguardar pela decisão do DND, porque têm outras prioridade­s”, esclareceu o atleta, claramente perturbado com o tempo de espera pelos prémios.

Contactado ontem, pelo Jornal de Angola, o secretário-geral do CPA, António da Luz, afirmou que foi apresentad­o um calendário de pagamento de prémios dos atletas, numa reunião com a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto.

“Eles (atletas) até Maio podem receber os prémios. Têm de ter paciência. Deveriam falar com o director nacional e só depois falarem à imprensa”, defendeu António da Luz.

O dirigente anunciou que os prémios são referentes às vitórias e à conquista do título do Campeonato Africano de Futebol para Amputados (CANAF). No CANAF, disputado no mês de Outubro do ano passado, em Benguela, a Selecção Nacional venceu na final a similar da Nigéria, por 2-0, no Estádio São Filipe.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola