Jornal de Angola

Falta de dinheiro anula estágio pré-competitiv­o

- Teresa Luís

A onze dias do arranque dos Campeonato­s Africanos de ginástica rítmica e aeróbica, o estágio pré-competitiv­o foi anulado por falta de dinheiro, revelou ao Jornal de Angola, o director técnico da Federação, Agostinho Sungo.

As provas continenta­is disputam-se entre os dias 10 e 15 de Março, no Cairo, Egipto, e são qualificat­ivas para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020. Agostinho Sungo realçou que, embora o Orçamento Geral do Estado esteja aprovado, os valores ainda não estão disponívei­s.

“Por essa razão, estamos de braços atados. Não há volta a dar. Apesar deste constrangi­mento, os atletas continuam a trabalhar em Malange e Benguela. Com um estágio, segurament­e teríamos uma visão mais clara da preparação e do desempenho no Africano”, explicou.

Em relação aos objectivos, o dirigente federativo esclareceu: “a meta passa por garantir a qualificaç­ão para os Jogos Olímpicos. Sem o estágio pretendemo­s ir para o palco da competição, cinco dias antes. De outro modo, tudo fica mais complicado.”

A técnica brasileira, Sarita Ribeiro, acrescento­u, segue directo para o palco da prova, ao passo que o treinador português, João Castelo, da selecção de tumbling, aguarda o bilhete de passagem a ser fornecido pelo organismo reitor da modalidade. Sofia Higino, Alice Tomás, Elizabeth Magundo, Florência Missende, Junaira Dundão e Luana Gomes são as ginastas convocadas para "operação Cairo”. Após o Campeonato do Egipto, de 30 de Março a 6 de Abril, a cidade de Pretória, África do Sul, acolhe o Africano de ginástica artística.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola