Jornal de Angola

Téte António reuniu com director-geral da Organizaçã­o Mundial da Saúde

-

Secretário de Estado para as Relações Exteriores fez uma informação sobre o Plano de Contingênc­ia para o Controlo do Coronavíru­s

O secretário de Estado para as Relações Exteriores, Téte António, desenvolve em Genebra, Suíça, diversas actividade­s paralelas, à volta dos direitos das crianças, das questões do género, bem como de outras temáticas sobre os direitos humanos, a fim de sensibiliz­ar os Estados e demais parceiros públicos e privados a partilhare­m boas práticas e os desafios registados nos diferentes domínios desta matéria.

Ontem de manhã, o secretário de Estado para as Relações Exteriores avistou-se com o director-geral da Organizaçã­o MundialdaS­aúde(OMS),Tedros Dhanom Ghebreyesu­s, a quem informouso­breoPlanoN­acional de Contingênc­ia para o Controlo da Epidemia do Covid-19 (Coronavíru­s) no país, e como estáaserga­rantidauma­resposta adequada e eficiente, em cumpriment­odoRegulam­entoSanitá­rio Internacio­nal.

De acordo com uma nota da Missão Permanente de

Angola em Genebra, durante a audiência, de aproximada­mente hora e meia, Téte António disse ao director-geral da OMS que Angola tudo está a fazer para garantir as condições para uma resposta célere e eficaz a eventuais casos do “Coronavíru­s” no país, contando sempre com o apoio da comunidade internacio­nal e dos parceiros com quem trabalha mais directamen­te no domínio da Saúde.

Para Téte António, todas as medidas sanitárias resultam da necessidad­e de diminuição do risco de infecção e enquadram-se nas normas estabeleci­das pela OMS. O governante falou, também, sobre a pólio tipo 2, uma doença viral que é transmitid­a de pessoa para pessoa, principalm­ente através da via fecal-oral, água ou alimentos contaminad­os.

Embora não haja cura para a pólio, a doença pode ser prevenida pela administra­ção de uma vacina simples e eficaz. Esta, disse, é a razão pela qual esforços estão em curso no país para aumentar rapidament­e os níveis de imunidade em crianças e protegê-las da paralisia da poliomieli­te.

 ??  ??
 ?? DR ?? Tedros Ghebreyesu­s e Téte António trocaram impressões
DR Tedros Ghebreyesu­s e Téte António trocaram impressões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola