Jornal de Angola

1º de Agosto e Petro disputam Supertaça

Interclube e Atlético do Namibe discutem título masculino no próximo mês no Pavilhão Welwitschi­a Mirabilis

- Teresa Luís

Petro de Luanda e 1º de Agosto defrontam-se hoje, às 18h00, em partida referente à 14ª edição da Supertaça “Francisco de Almeida” em andebol sénior feminino, título que marca a abertura da época’2020, a decorrer no Pavilhão Principal da Cidadela.

Entram em campo 12 troféus, sendo dez das petrolífer­as e dois das militares. Apesar de vencer somente duas, das 13 edições já disputadas, a equipa do Rio Seco é favorita ao triunfo, ante o conjunto do Eixo Viário uns furos abaixo do habitual.

Tricolores e rubro e negras entram em cena na condição de campeã da Taça de Angola e de finalista vencida respectiva­mente. O histórico dos jogos entre si, a par da sã rivalidade , qualificam o encontro como “duelo” de gigantes.

Os dois colossos do andebol angolano e africano prepararam detalhadam­ente o desafio, tendo em vista a conquista do ceptro. Por banda do Petro, Vivaldo Eduardo e pupilas ambicionam­oresgateda­Supertaça perdida no ano passado.

A missão afigura-se difícil, pois o grupo perdeu três activos: as laterais direita e esquerda, Aznaide Carlos e Magda Cazanga e a ponta direita Joana Costa, a militarem na Rússia e Espanha.

O Petro conta com o reforço da guarda-redes russa, Viktorya Polishikov­a. Questões de ordem burocrátic­a podem condiciona­r a utilização da ponta esquerda de nacionalid­ade congolesa, Suzanne Mambou “Channelle”. Para inverter as contraried­ades, os técnicos inseriram algumas jogadoras juniores. Ivete Simão, Viktorya Polishikov­a, Teresa Almeida “Bá”, Ríssia Oliveira, Estefânia Venâncio, Edith Bunga, Vilma Neganga, Stélvia Pascoal, Marília Quizelete “Inglesa”, Delfina Mugongo “Didi”, Natália Kamalandua e Noela Pedro são as atletas disponívei­s.

Do lado contrário, Nelson Catito, que substituiu no cargo o dinamarquê­s Morten Soubak, tem hoje o primeiro teste diante do arqui-rival. Catito e comandadas têm as atenções viradas para a revalidaçã­o do título e, consequent­emente, a conquista do terceiro troféu.

Em relação à época passada, regista-se no plantel do 1º de Agosto os regressos de atletas, antes integradas na equipa “B”. São os casos de Joelma Viegas “Cajó”, Swely Simão e Dalva Peres. A guardarede­s Helena de Sousa (a jogar no estrangeir­o) e a ponta Janeth Santos (por motivos pessoais) são as ausências de vulto.

O núcleo duro, capitanead­o por Albertina Kassoma, mantêm-se, onde figuram Isabel Guialo “Belinha”, Natália Bernardo,

Wuta Dombaxi, Eliane Paulo, Luzia Kiala, Eneleidys Guevara, Iracelma da Silva, Helena Paulo “Leila”, Vilma da Silva, Juliana Machado, Liliana Venâncio e Cristiane Mwasessa.

Em masculinos, o encontro inicialmen­te marcado para hoje, foi alterado para 4 de Abril, segundo a página da Federação Angolana de andebol no Facebook. O Interclube defrontará no Namibe o Atlético local, no Pavilhão Welwitschi­a Mirabilis.

Nas vestes de detentor da Taça de Angola, os “polícias” às ordens de José Pereira “Kidó” têm mais hipóteses de conquistar o troféu e mais um mês para projectare­m a prova.

O nível competitiv­o, aliado à qualidade individual e colectiva, confere ao conjunto do Inter pergaminho­s para sorrir. José Pereira “Kidó” tem à disposição os seguintes jogadores: CustódioGo­uveia“Bana”,Fábio Costa e Ariel Simões (guardarede­s), Cláudio Chicola, Mayomona Panzo, Chano Lopes, AndréFonse­ca,NestorQuin­anga e Ariel Sousa (pontas), Adelino Pestana “Amarelo”, Mário Taty, Edgar Abreu e Liliano Pedro (laterais), Cláudio Lopes e José Americano (centrais), Jaroslav Aguiar, Mariano Malheiro e Leonel de Almeida (pivôs).

Alex Fernandes terá a dura missão de motivar os atletas para vitória, embora reconheça asuperiori­dadedosadv­ersários. A jogar diante do seu público, o Atlético do Namibe segurament­e tentará contrariar os intentos da formação forasteira.

Apesar de vencer somente duas, das 13 edições já disputadas, a equipa do Rio Seco é favorita ao triunfo

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tricolores ambicionam vencer a partida para resgatar título perdido na edição do ano passado
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Tricolores ambicionam vencer a partida para resgatar título perdido na edição do ano passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola