Jornal de Angola

Ndengue Anonga convence júri no Bengo

- Alfredo Ferreira | Caxito

O grupo carnavales­co Ndengue Anonga, do município do Pango Aluquém, com 235 pontos, venceu a edição 2020 do Carnaval no Bengo, na classe de adultos, cujo desfile provincial se realizou no largo da Ingamba, em Caxito.

O grupo carnavales­co Ndengue Anonga, que nas duas últimas edições ocupou o segundo lugar, este ano, arrebatou ainda os troféus de melhor comandante, bandeira e canção.

Na segunda posição ficou o grupo carnavales­co Rainha

Njinga Mbandi da Mifuma, com 228 pontos, que também levou para a sua galeria os prémios de melhor dança, alegoria e corte. O União Jovem Independen­te do Kingungo ficou em terceiro lugar, com 202 pontos. Ao todo, 12 grupos disputaram a presente edição do Carnaval 2020 na província do Bengo. Inicialmen­te, a organizaçã­o tinha inscrito apenas nove grupos, de adultos.

Iluminação insuficien­te

A fraca iluminação no largo da Ingamba, em Caxito, obrigou o júri, liderado por Sisainga

Raúl, a aproximar-se o mais perto possível dos grupos que se exibiram no período nocturno.

Outra nota negativa foi o facto de os grupos União Sagrada Esperança e União Mussenga do Úcua terem se exibido com membros da classe infantil, levando o júri a atribuir-lhes a classifica­ção medíocre.

No capítulo das danças exibidas, este ano, o semba voltou a estar em grande. Dos 12 grupos que desfilaram no largo da Ingamba, apenas três dançaram kuduro, maringa e cazucuta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola