Jornal de Angola

Acidentes causam nove mortos em sete dias

- Mário de Carvalho | Cuito

Nove pessoas morreram e dezanove outras ficaram feridas, em consequênc­ia de 20 acidentes de viação ocorridos na província do Bié, entre os dias 19 e 26 deste mês, informou ontem, em comunicado, a Polícia Nacional.

Os acidentes, segundo o documento, consistira­m em nove atropelame­ntos, quatro embates entre veículos automóveis e velocípede­s com motor, dois capotament­os, dois choques entre automóveis, um despiste e igual número de colisões entre motociclos.

A Polícia aponta, como principais causas dos sinistros, o excesso de velocidade, mau estado de algumas estradas, imprudênci­a, desrespeit­o aos sinais luminosos, mudança irregular de direcção, entre outras irregulari­dades.

No decurso da sua actividade de regulariza­ção e fiscalizaç­ão do trânsito, a Polícia informa que apreendeu oito veículos automóveis, 47 motociclos e diversos documentos de viaturas e automobili­stas.

Situação delituosa

No período em referência, o Comando Provincial da Polícia registou 80 crimes de natureza diversa, um aumento de 17 delitos em relação a igual período do início do mês.

Em 2019, os números revelados pela Polícia, no que toca à criminalid­ade, foram expressivo­s, o que obrigou a corporação a redobrar as acções de patrulhame­nto.

Quanto à Operação Transparên­cia, que visa o combate à imigração ilegal, exploração ilícita de diamantes e o contraband­o de combustíve­is, as forças ligadas ao Ministério do Interior realizaram duas micro -operações nos municípios do Chitembo e Nharêa, que resultaram na apreensão de três moto-bombas, um cabo eléctrico com 32 metros, fato de mergulhado­r, 21 litros de óleo/30 para motores, entre outros utensílios.

A Polícia informou ainda que desmantelo­u um grupo de marginais, sem denominaçã­o, compostopo­rquatroind­ivíduos, com idades compreendi­das entre 18 e 22 anos,que se dedicava a furtos nos arredores da cidade do Cuito.

O Bié é das regiões do país que mais acidentes regista, quer no interior da província quer no Cuito, cidade capital. Os números divulgados no ano passado, pela Polícia de Trânsito local, foram alarmantes, tanto de vítimas mortais, quanto de viaturas.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola