Jornal de Angola

Antigo ministro acusado de suborno

-

O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo começou, ontem, o julgamento no qual o exministro dos Transporte­s e Comunicaçõ­es moçambican­o Paulo Zucula é acusado de receber subornos na compra de aviões Embraer, pela transporta­dora aérea moçambican­a LAM.

No banco dos réus estão, ainda, o ex-presidente das Linhas Aéreas de Moçambique José Viegas e o ex-director da General Electrics em Moçambique Mateus Zimba. O Ministério Público moçambican­o imputa a Paulo Zucula os crimes de participaç­ão económica em negócio e branqueame­nto de capitais.

José Viegas vai responder por branqueame­nto de capitais e Mateus Zimba por participaç­ão económica em negócio e branqueame­nto de capitais. Paulo Zucula, José Viegas e Mateus Zimba são acusados de terem recebido subornos no valor de 800 mil dólares da fabricante brasileira Embraer na venda de aviões à LAM, entre 2008 e 2010.

O antigo ministro dos Transporte­s e Comunicaçõ­es responde a este processo em liberdade, mas encontra-se detido preventiva­mente desde Junho do ano passado, por suspeitas de ter recebido valores que variam entre 135 mil e 315 mil dólares, para facilitar a adjudicaçã­o de obras do Aeroporto de Nacala, na província de Nampula, à construtor­a brasileira Odebrecht.

Em Março do ano passado, Paulo Zucula já tinha sido condenado a 14 meses de prisão por ter autorizado o pagamento de salários indevidos a gestores do Instituto de Aviação Civil de Moçambique, uma pena que não chegou a cumprir por ter sido convertida em multa.

 ?? DR ?? Zucula é acusado de receber suborno na compra de aviões
DR Zucula é acusado de receber suborno na compra de aviões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola