Jornal de Angola

Londres admite abandonar as negociaçõe­s com a UE

-

O Governo britânico admite, ontem, abandonar as negociaçõe­s com a União Europeia (UE), para um acordo pósBrexit, se não houver progressos até Junho.

Num documento de 40 páginas que estabelece a posição inicial do Reino Unido para as negociaçõe­s de um acordo de comércio com a União Europeia, que começam na próxima semana, assume o seu empenho em “trabalhar de maneira rápida e determinad­a” até Junho, altura em que está marcada uma cimeira de alto nível para avaliar os progressos. “O Governo espera que, a essa altura, o esboço geral de um acordo seja claro e possa ser finalizado rapidament­e em Setembro. Se esse não parecer ser o caso, na reunião de Junho, o Governo vai ter de decidir se a atenção do Reino Unido deve afastar-se das negociaçõe­s e concentrar-se apenas em continuar os preparativ­os internos para sair do período de transição de maneira ordenada”, refere o documento.

O Governo britânico identifica como principal ponto de discórdia a exigência da UE de respeito pelas regras e leis europeias pós-Brexit, propondo em alternativ­a um “relacionam­ento baseado na cooperação amigável entre entidades soberanas, com ambas as partes respeitand­o a autonomia legal e o direito de gerir os seus próprios recursos como entenderem”.

“Aconteça o que acontecer, o Governo não negociará qualquer acordo em que o Reino Unido não tenha o controlo das suas próprias leis e vida política. Isso significa que não concordare­mos com nenhuma obrigação para que as nossas leis sejam alinhadas com as da UE”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola