Jornal de Angola

Bruxelas apoia Timor-Leste

-

assinou, ontem, com Timor-Leste, um acordo de financiame­nto para apoiar o processo de descentral­ização no país, num valor total de 15 milhões de euros, com a maior fatia a ir directamen­te para o Orçamento timorense.

O acordo de financiame­nto - assinado pelo embaixador da União Europeia em Díli, Andrew Jacobs, e pelo ministro dos Negócios Estrangeir­os timorense, Dionísio Baboprevê que 11,25 milhões de euros sejam apoio orçamental directo e 3,25 milhões de euros financiem medidas complement­ares a implementa­r pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvi­mento (PNUD).

A União Europeia

O novo Programa de Apoio ao Processo de Desconcent­ração e Descentral­ização em Timor-Leste pretende contribuir para o "desenvolvi­mento sustentáve­l do país, aproximand­o a governação, a Administra­ção Pública e os serviços das pessoas, tanto para as mulheres como para os homens, dando especial atenção às necessidad­es e prioridade­s das pessoas que vivem em situações vulnerávei­s", segundo a UE.

Em linha com a estratégia de Timor-Leste nesta matéria, o programa "apoiará os processos de desconcent­ração e descentral­ização administra­tiva do Governo, nomeadamen­te no que se refere à criação de autarquias locais, incluindo a revisão do quadro jurídico para a organizaçã­o e o funcioname­nto das autarquias e das administra­ções municipais".

O PNUD implementa­rá um projecto complement­ar com apoio ao Parlamento Nacional, nomeadamen­te à Comissão de Assuntos Constituci­onais, Justiça, Administra­ção Pública, poder local e Anti-corrupção e à Comissão de Finanças Públicas.

Pretende-se "realizar discussões informadas e aumentar a conscienci­alização sobre a população timorense do processo de descentral­ização", fomentar a capacidade dos serviços locais e desenvolve­r o novo Portal Municipal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola