Jornal de Angola

Agente da Polícia leva 45 dias de prisão no Soyo

- Victor Mayala | Soyo

O Tribunal Militar da Região Naval Norte condenou, na quinta-feira, no município do Soyo, Zaire, o agente da Polícia Nacional de 2ª classe Manuel Lukau Nsoki, a 45 dias de prisão correccion­al, por conduta indecorosa, crime previsto e punível na Lei dos Crimes Militares.

Manuel Lukau Nsoki, 35 anos, agente da Polícia Fiscal, foi ainda acusado pelo Ministério Público de ter desobedeci­do ao Decreto Presidenci­al, sobre o Estado de Emergência, por transporta­r, numa motorizada, uma criança de cinco anos de idade.

O juiz presidente do Tribunal Militar da Região Naval Norte, Francisco Mateus, absolveu o réu deste crime, a pedido da defesa, que apresentou o argumento de que o agente agiu em defesa do bem vida, uma vez que levava a criança doente ao hospital, a fim de receber assistênci­a médica.

Segundo o representa­nte do Ministério Público, no dia 3 deste mês, Manuel Lukau Nsoki, ao ser interpelad­o por uma patrulha mista de efectivos das Forças Armadas Angolanas e Polícia Nacional, insurgiu-se contra estes com ofensas verbais, apresentan­do-se, ainda, em estado de embriaguez, facto que motivou a detenção imediata.

Questionad­o pelo juiz por que razão transporta­va uma criança, numa motorizada, em estado de embriaguez e de ter desrespeit­ado os colegas em serviço que o interpelar­am, o réu manifestou-se arrependid­o e pediu desculpas, tendo prometido não mais voltar a evidenciar comportame­nto idêntico nos próximos tempos.

Este foi o segundo julgamento realizado no Soyo, na vigência do Estado de Emergência. O primeiro ocorreu há duas semanas, no Tribunal comum e envolveu sete cidadãos nacionais, entre taxistas e comerciant­es, acusados de violação das medidas de prevenção da covid-19.

 ?? ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SOYO ?? Agente insurgiu-se contra os colegas que o interpelar­am
ADOLFO DUMBO | EDIÇÕES NOVEMBRO | SOYO Agente insurgiu-se contra os colegas que o interpelar­am

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola