Jornal de Angola

Controlo do movimento em pontos estratégic­os

-

O regresso a Cassai-Sul propiciou uma escala demorada na sede de Muconda. O governador aferiu as condições criadas para acomodação de médicos e de pessoas que, por força do estado de saúde, sejam obrigadas a cumprir quarentena institucio­nal. Em função de uma síntese das iniciativa­s gizadas, limitações apresentad­as pela administra­dora municipal Maria Segunda, e de constataçõ­es feitas, o chefe da delegação visitante deixou orientaçõe­s específica­s, antes de fazer a entrega simbólica de meios. Dados colhidos durante uma curta paragem do repórter na vila sede da comuna de Muriége, afecta ao mesmo município, durante o regresso, confirmam a atenção especial das autoridade­s no controlo do movimento nos pontos estratégic­os desde a sede à isolada vila fronteiriç­a de Chiluage, há cerca de 85 quilómetro­s.

O encerramen­to do principal ponto de travessia usado principalm­ente por congoleses democrátic­os, para realizarem as transacçõe­s comerciais em Angola, antes da entrada em vigor do estado de emergência, tem multiplica­do as tentativas de violação, reprimidas pelas forças baseadas ao longo dos mais de 180 quilómetro­s de fronteira. O comandante da PN de Muriége, Carlos Messene, secundado pelo administra­dor local, valorizam o recurso aos produtos do campo pela maioria dos mais de mil habitantes para colmatarem o défice de bens em lojas e cantinas.

“Criticam a ignorância gritante” no comportame­nto dos habitantes, que “fazem das suas”, mesmo com repetidos apelos ao cumpriment­o das normas dimanadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola