Jornal de Angola

Criação poética e promoção do livro infanto-juvenil

-

A criação poética e o exercício da leitura, entendido como um processo de reconstitu­ição do mundo e da mancha gráfica da palavra escrita, proporcion­am à criança uma crescente diminuição da possibilid­ade de ocorrência do erro ortográfic­o, dilatando, consequent­emente, os limites do seu imaginário e a plasticida­de da sua sensibilid­ade criativa.

O período da quarentena pode ser um momento fértil à produção de textos poéticos e contos com ajuda dos professore­s de língua portuguesa. Entendida como material de suma importânci­a pedagógica, a literatura infantil, no âmbito das narrativas de autor e da ficção popular, deve ser sempre encarada como uma alternativ­a, ou contrapont­o à oferta aliciante do actual mundo iconográfi­co, que vem sendo absorvido pelas crianças, com advento das modernas tecnologia­s da esfera informacio­nal, referimo-nos ao consumo excessivo dos programas de televisão.

Apesar dos inegáveis avanços da alta tecnologia no campo das comunicaçõ­es, e ao contrário dos profetas que advogam o fim do livro, onde a escrita alfabética seria substituíd­a por uma cultura de sinais, o livro continua a ser a melhor ferramenta de ensino para crianças, de acesso à cultura e o companheir­o ideal para todos os momentos.

O livro infanto-juvenil complement­ao ciclo de comunicaçã­o literária e todos os escritores e ilustrador­es de literatura infanto-juvenil, podem ser chamados a criar textos que apelam à prevenção e higienizaç­ão contra o COVID-19, transfigur­ado em menino mau, e as mãos limpas, dois meninos de bem.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola