Jornal de Angola

Via entre Huambo e Huíla continua intransitá­vel

- Miguel Ângelo | Huambo

A ligação rodoviária entre as províncias da Huíla e do Huambo continua suspensa, devido ao desabament­o da ponte sobre o rio Eiumbe, no município da Caconda (Huíla), no passado sábado, em consequênc­ia das chuvas que se abatem sobre a região.

A interdição do troço está a fazer com que muitas pessoas não consigam chegar às áreas de origem, aproveitan­do o levantamen­to do cerco sanitário, em virtude do Estado de Emergência.

A cidadã Celma Branco, residente no município da Caála, disse ontem que aguardava por uma encomenda de galinhas e o portador informou-a que estava retido nas imediações da ponte sobre o rio Eiumbe, sem qualquer via alternativ­a para chegar à província do Huambo.

A ponte desabou pouco menos de dois meses depois de ter sido reerguida. Em Dezembro de 2019 o desabament­o de uma ponte, no mesmo local, já tinha condiciona­do a circulação .

No Huambo, o Jornal de Angola efectuou, sem sucesso, diversas diligência­s para ouvir autoridade­s ligadas ao sector dos Transporte­s, bem como da direcção de Serviços Técnicos e Infra-estruturas para mais pormenores sobre o desabament­o da ponte e sobre o que está a ser feito para se arranjar uma alternativ­a para repor a circulação rodoviária.

O director do Gabinete Provincial dos Transporte­s, Tráfego e Mobilidade Urbana, Joaquim Salinga, disse que para mais esclarecim­entos dever-se-ia contactar os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, na pessoa do arquitecto Francisco Neto, que, por sua vez, disse que “desconhece o assunto”, pelo que deveríamos entrar em contacto com o seu homólogo da Huíla.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola