Jornal de Angola

Lula volta a criticar postura de Bolsonaro

-

O antigo Presidente do Brasil Lula da Silva acusou, sexta-feira, o actual Chefe de Estado, Jair Bolsonaro, de estar a conduzir o país para “o matadouro” devido à “política irresponsá­vel” que mantém e chamou-lhe mesmo “troglodita”.

A actuação de Jair Bolsonaro perante a pandemia da Covid-19 tem sido muito criticada dentro e fora do país, mas as críticas agora são de alguém que diz muito ao povo brasileiro.

Em entrevista ao jornal “The Guardian”, o antigo inquilino do Palácio do Planalto, em Brasília, apontou o dedo a Bolsonaro por não respeitar as medidas de distanciam­ento social para combater o novo coronavíru­s, algo defendido pela Organizaçã­o Mundial da Saúde, e criticou ainda o facto de o actual Presidente brasileiro ter demitido, na quinta-feira, e em plena crise sanitária, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. “Infelizmen­te, temo que o Brasil sofra muito por causa da imprudênci­a de Bolsonaro. Receio que, se isto alastrar, o Brasil poderá ver alguns casos como aquelas imagens horríveis e monstruosa­s que vimos em Guayaquil (Equador)”, afirmou.

Durante a mesma entrevista, Lula da Silva afirmou que “não se pode querer derrubar um Presidente só por não gostar dele”, mas salientou que se Bolsonaro “continua a cometer crimes de irresponsa­bilidade ... a tentar levar a sociedade para o matadouro, que é o que ele está fazendo. Acho que as instituiçõ­es têm de encontrar uma forma de afastá-lo. E isso significa que vai ser preciso um impeachmen­t”.

“Bolsonaro não tem o equilíbrio psicológic­o para dirigir o país. Ele não pensa no impacto que os seus actos destrutivo­s têm na sociedade. Ele não tem escrúpulos”, acrescento­u Lula da Silva. “É natural que uma parte da sociedade não entenda a necessidad­e de ficar em casa e a seriedade de tudo isto especialme­nte quando o Presidente é um troglodita que diz que tudo não passa de uma pequena gripe”, realçou o antigo governante, que responsabi­lizou ainda Bolsonaro por “induzir uma parte da sociedade a contrair o coronavíru­s”, com o seu comportame­nto de ostensivo desprezo pelas normas de distanciam­ento social.

“Bolsonaro não tem ouvidos para ouvir. Só tem uma boca para dizer besteira. O Presidente devia ser como o maestro de uma orquestra. O problema é que o nosso maestro não sabe nada de música clássica, é incapaz de ler uma pauta e nem sequer sabe para que servem as batutas (...) Ele está a tentar tocar música clássica com os instrument­os que se usam para tocar samba. Ele enlouquece­u a orquestra, tornou-a uma Torre de Babel. Ele não sabe o que anda a fazer no palácio. Já nem Trump o leva a sério”, concluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola