Jornal de Angola

Angola regista cinco novos casos positivos de Covid-19

Mais de 40 mil testes rápidos para o diagnóstic­o massivo da Covid - 19, vindos da Inglaterra, são aguardados e devem ser certificad­os por especialis­tas

- Alberto Pegado e Xavier António

Cinco novos casos positivos foram registados nas últimas 24 horas no país, elevando para 24 o número de pessoas infectadas, anunciou, ontem, em Luanda, a ministra da Saúde.

De acordo com Sílvia Lutucuta, trata-se de cidadãos com idades compreendi­das entre os 18 e 35 anos, quatro homens e uma mulher, que chegaram ao país no dia 21, de Portugal.

A ministra, que falava na habitual conferênci­a de imprensa de actualizaç­ão de dados, recordou que os cinco novos casos estão relacionad­os com os dois anunciados no dia 2 de Abril e que estavam em quarentena no Hotel Infotur do Kilamba. “Havíamos criado condições nesta unidade, na qual cada pessoa tinha o seu quarto individual, mas, infelizmen­te, muitos destes não cumpriram as normas de quarentena institucio­nal”, disse.

A ministra da Saúde explicou ainda que, tão logo foiram detectados os dois casos, a Equipa de Resposta Rápida de Saúde Pública foi mobilizada, no sentido de retirá-los do Hotel.

Segundo Sílvia Lutucuta, do trabalho de investigaç­ão realizado pela Saúde Pública foram detectados 12 contactos directos dos dois jovens infectados. Além do grupo, todas outras pessoas que não tiveram nenhum contacto com os mesmos receberam alta.

“Apesar de estarem a cumprir o tempo de quarentena, é obrigatóri­o o teste. O seu período de quarentena devia terminar no dia 16 de Abril, mas eram obrigados a ser testados antes e foi nestas circunstân­cias que surgiram os cinco novos casos positivos”, asseverou.

Para ministra, é importante valorizar os esforços do Executivo na criação de condições para manter as pessoas em quarentena.

Sílvia Lutucuta sublinhou a necessidad­e de as pessoas cumprirem, com rigor, todas as normas estabeleci­das nestes períodos de isolamento.

A titular da pasta da Saúde informou que os pacientes estão a ser encaminhad­os para as várias unidades de internamen­to. Lembrou, também, que o rastreio dos indivíduos em quarentena institucio­nal continua. Foram colhidas mais de 300 amostras que estão em processame­nto e os resultados serão revelados nos próximos dias.

Sílvia Lutucuta disse que, durante os voos humanitári­os entre Portugal e Angola, desembarca­ram, no dia 21 de Março, vários cidadãos nacionais e todos estiveram em quarentena institucio­nal.

Os passageiro­s foram encaminhad­os nas várias unidades sanitárias, como

Calumbos I e II, Hotel Victória Garden e Infotur do Kilamba e de Viana.

Mais um recuperado

A ministra da Saúde anunciou, igualmente, a recuperaçã­o de mais um paciente, elevando para seis o número de curados. No total, o país regista 24 casos positivos, duas mortes, seis recuperado­s e 16 internamen­tos estáveis. Em quarentena institucio­nal, estão 446 cidadãos.

Testagens rápidas

Mais de 40 mil testes rápidos para o diagnóstic­o massivo da Covid-19 chegam da Inglaterra e devem ser certificad­os por especialis­tas.

Na sexta-feira, o Ministério da Saúde recebeu cinco mil testes rápidos, 300 dos quais estão já em ensaios de concordânc­ia.

A ministra esclareceu que, no processo de testagem massivo, a prioridade vai ser dada às pessoas em quarentena institucio­nal, profission­ais de Saúde, mercados e outros centros populacion­ais. Na próxima semana serão anunciados os resultados de validação dos testes rápidos, importante­s para a realização de rastreio.

A ministra revelou que o país tem instalados 200 ventilador­es e a meta é atingir 600, para fazer face a prováveis casos graves das doenças. Em relação ao estado clínico da criança de um ano infectada e de outros pacientes, Sílvia Lutucuta assegurou que continuam a reagir positivame­nte.

Voo humanitári­o para Cuba

Os 283 angolanos residentes em Cuba regressam ao país num voo humanitári­o da TAAG, que parte hoje para Havana. A viagem, excepciona­l, surge no quadro da prorrogaçã­o do Estado de Emergência. Quando chegarem ao país, os cidadãos provenient­es de Cuba vão ficar em quarentena institucio­nal.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola