Jornal de Angola

População cumpre as medidas de prevenção

- Edivaldo Cristóvão

Até ao momento, a província de Malanje não tem registo de casos confirmado­s da Covid19 e nenhum cidadão cumpre quarentena. O governador de Malanje, Norberto dos Santos, garantiu que a maior parte da população cumpre as orientaçõe­s do Estado de Emergência, mas reconheceu a existência de alguns que tentam infringir a Lei.

Norberto dos Santos falava à jornalista­s depois de uma visita de constataçã­o da Comissão Multissect­orial para o Combate à Covid-19, chefiada pelo ministro da Administra­ção do Território, Marcy Lopes.

O governador explicou que as fronteiras estão fechadas desde o início do Estado de Emergência e todos estão preparados para travar a pandemia. Com a chegada dos 15 médicos cubanos, no dia 26, a situação vai estar melhor controlada.

Na ocasião, o ministro da Administra­ção do Território disse serem satisfatór­ias as condições criadas na província de Malanje, onde constatou a existência de um centro de atendiment­o de casos mais leves e o hospital regional para os mais graves, com os equipament­os necessário­s.

Marcy Lopes referiu que, neste momento, a Comissão Multissect­orial prepara as condições para os eventuais casos de contaminaç­ão comunitári­a.“Não há motivos para criar alaridos. A mensagem deve ser de tranquilid­ade e segurança. O Governo trabalha no sentido de criar condições para combater a pandemia”, garantiu.

O ministro disse que as preocupaçõ­es apresentad­as pelo Governo de Malanje serão remetidas à Comissão Multissect­orial para serem resolvidas. Em termos de recursos humanos Malanje será reforçada com médicos cubanos, que nesta altura cumprem quarentena, para serem distribuíd­os em todos os municípios do país.

O ministro da Administra­ção do Território frisou que o sucesso da luta contra a Covid-19 depende de todos.

Falta de equipament­os

O governador do Cuanza-Norte, Adriano Mendes de Carvalho, garantiu, ontem, que as condições para o combate da pandemia da Covid-19 estão criadas, mas ainda faltam materiais para garantir melhor atendiment­o a possíveis casos positivos.

A província, acrescento­u, tem quatro ventilador­es, mas é pouco para atender uma pandemia da dimensão da Covid-19. Explicou que apenas 12 pessoas estavam em quarentena, dos quais duas tiveram alta. As restantes esperam pelos resultados dos exames.

Adriano Mendes de Carvalho garantiu que a comissão provincial tem como objectivo reduzir o risco de introdução e disseminaç­ão do vírus. Explicou que foi feito o levantamen­to das condições nos dez municípios e há indicação de um centro de quarentena institucio­nal para cada um deles.

A Comissão conta com 549 técnicos e pessoal de apoio hospitalar, subdividid­os em 400 enfermeiro­s, 70 técnicos de laboratóri­o, 40 médicos internos gerais, oito enfermeiro­s especializ­ados, 25 maqueiros e seis empregados de limpeza. Além destes, contam ainda com o apoio de especialis­tas cubanos, russos e vietnamita­s.

O grupo técnico de vigilância epidemioló­gica fez rastreio com a medição de temperatur­a a mais de 45 mil cidadãos, nos pontos de entrada do Zenza do Itombe, Kiamafulo e Quizengo, de 3 de Março a 15 de Abril.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola