Jornal de Angola

Técnico mantém sonho de treinar no Girabola

- Paulo Caculo

Divaldo Alves não desiste da ambição de adicionar ao seu já vasto currículo uma experiênci­a pelo Girabola, principal campeonato de futebol do país. O técnico angolano a evoluir na Liga queniana reiterou, recentemen­te, em entrevista concedida ao nosso jornal, manter vivo o sonho de orientar uma equipa de topo em Angola.

Depois do sucesso alcançado ao serviço do Persebaya da Indonésia, com quem atingiu a estreia, pela primeira vez, na Liga dos Campeões Asiáticos de futebol, o treinador reafirmou que espera tão cedo, quanto possível, materializ­ar o objectivo de trabalhar no país.

“Tenho sempre Angola na minha mente, até porque sei que somos apenas dois angolanos a ter o nível ProLevel da UEFA, eu e o Ângelo Cambundo. Seria uma grande honra estar ao serviço do campeonato do meu país. Por isso, mantenho este desejo de treinar no Girabola”, reforçou, para em seguida justificar as razões dessa ambição.

“Seria bom estar num projecto, que me permita lutar para ganhar títulos. Também fazer parte de um projecto que me permita ajudar a formar novos treinadore­s. De momento estou no Sofakapa FC, mas ainda mantenho o sonho de liderar um projecto ambicioso e ganhador no Girabola”.

Divaldo Alves foi distinguid­o entre vários treinadore­s internacio­nais, como um dos que mais se destacou na acção formativa organizada em Portugal, em 2014, pelo órgão que superinten­de o futebol na Europa.

“É sempre bom para nós, treinadore­s, qualificar­monos sempre que possível. Foi mais uma oportunida­de que tive para elevar os meus conhecimen­tos em termos de treino desportivo no futebol”, esclareceu.

O treinador orientou clubes modestos em Portugal. Esteve nas camadas jovens do Algueirão, envolvido numa parceria com os escalões de formação do Benfica. Os responsáve­is do PSMS Medan entenderam que era a pessoa indicada para coordenar a academia do clube, tendo em vista um protocolo com o Manchester United.

Passou depois pela filial do clube, o Medan United, e seguiu depois para a Indonésia, onde começou no Persijap Jepara e, depois, no Persebaya. Entre os títulos conquistad­os pelo técnico angolano no futebol indonésio, destacam-se dois torneios da AFC do Unity Cup and Friendship Cup. Ainda sob o seu comando, o Persebaya conquistou o título de equipa revelação em 2011, no ano em que também obteve o troféu de treinador do ano na Indonésia.

“O futebol angolano é bem visto no estrangeir­o, onde tem também jogadores angolanos de qualidade, precisam de mais trabalho especifico e táctico. Precisamos de apostar mais na formação e melhorar as condições de trabalho”, destacou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola