Jornal de Angola

Huambo tem 200 camas disponívei­s

- Justino Victorino | Huambo

A província do Huambo dispõe de condições para quarentena, tratamento e isolamento de possíveis casos positivos da Covid-19 que venha a registar, garantiu, sábado, a governador­a provincial.

Joana Lina, que falava no âmbito da visita da equipa da Comissão Interminis­terial para Prevenção e Combate à Covid 19, liderada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, mostrou aos membros da delegação os locais selecciona­dos para o atendiment­o dos pacientes.

A equipa visitou o Hospital Geral do Huambo, onde está instalado o centro de tratamento, com capacidade para 60 camas, tendo-se deslocado, posteriorm­ente, para o CETAC, onde estão disponívei­s 54 camas. A delegação seguiu depois para o Iu Hotel, com 60 quartos, disponível para receber pessoas para quarentena institucio­nal.

O hospital do Caminhode-Ferro de Benguela, com 43 camas, que poderá servir para o tratamento e isolamento, também foi visitado.

Por último, a delegação, que integrou ainda o ministro dos Transporte­s, Ricardo de Abreu e os secretário­s de Estado da Saúde e do Comércio e Indústria, deslocou-se ao Hospital Municipal da Ecunha, com 42 camas. Esta unidade servirá de alternativ­a na eventualid­ade de aumentos de casos positivos.

A governador­a do Huambo avançou que todo o equipament­o de biossegura­nça está montado nos 11 municípios da província.

O secretário de Estado da Saúde, Franco Mufinda, reconheceu que a província está preparada, quer em termos de infra-estruturas sanitárias, quer do ponto de vista profission­al, apesar de existirem ainda componente­s a serem complement­ados, como os casos de ventilador­es mecânicos, medicament­os e materiais de biossegura­nça.

“A província é extensa demografic­amente e há necessidad­e de se complement­ar estes aspectos, porque existe uma aquisição central de pouco mais de 350 ventilador­es, e, tão-logo cheguem ao país, Huambo será uma das regiões a ser beneficiad­a destes meios”, garantiu.

Franco Mufinda apelou à vigilância comunitári­a, bem como à intensific­ação de acções de sensibiliz­ação às comunidade­s, para que os cidadãos estejam, cada vez mais, informados sobre as medidas de prevenção da pandemia da Covid-19.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBO ?? Província tem vários meios em prontidão para fazer face à Covid-19
EDIÇÕES NOVEMBO Província tem vários meios em prontidão para fazer face à Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola