Jornal de Angola

Pedro Sánchez propõe envolvimen­to de todos

-

O Primeiro-Ministro espanhol propôs, ontem, às comunidade­s autónomas que adiram ao acordo de reconstruç­ão nacional para superar o impacto económico e sanitário da actual crise, convite que vai alargar à Fundação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP).

A informação foi divulgada pelo ministro dos Transporte­s espanhol, José Luis Ábalos, numa conferênci­a de imprensa destinada a informar sobre a reunião de Pedro Sánchez com os presidente­s das comunidade­s autónomas, na qual o chefe do Governo também, pediu, que se chegue a um acordo sobre a educação.

Nas palavras do ministro, citadas pela agência EFE, todas as comunidade­s considerar­am “positiva” a proposta.

José Luis Ábalos disse que Sánchez vai alargar o convite, hoje, à FEMP.

O Primeiro-Ministro espanhol iniciou, na quintafeir­a, uma ronda de conversaçõ­es com os partidos com representa­ção parlamenta­r a quem propôs a criação de uma “mesa de diálogo” para a reconstruç­ão social e económica do país após a crise causada pela Covid-19.

Pedro Sánchez pretende reeditar um grande acordo de Estado semelhante aos chamados Pactos da Moncloa, durante a transição democrátic­a espanhola, em 25 de Outubro de 1977, um compromiss­o que teve o apoio de partidos, associaçõe­s empresaria­is e sindicais, com o objectivo de procurar estabiliza­r o processo de transição para o sistema democrátic­o.

O chefe do Executivo espanhol quer promover o desenvolvi­mento económico e social do país depois da crise provocada pela Covid19 que, segundo as previsões do FMI, pode levar a uma recessão de 8 por cento em 2020 e uma taxa de desemprego que poderá alcançar 20,8 por cento.

 ?? DR ?? Chefe do Governo espanhol
DR Chefe do Governo espanhol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola