Jornal de Angola

Huilanos realizam jogos online

- G. Hamelay | no Lubango

O Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República, João Lourenço, desde o dia 27 de Março levou os xadrezista­s huilanos a adaptarem-se às novas estratégia­s de treinament­o desportivo através de um aplicativo no sistema online. Mais de 20 atletas confinados em suas residência­s realizam jogos de preparação com adversário­s espalhados em Luanda, Benguela, Moxico, Huambo, Uíge e Cuanza-Sul com vista às competiçõe­s nacionais.

O secretário-geral da Associação Provincial de Xadrez da Huíla, António Abreu, assegurou, em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, que o sistema online de jogos facilita a manutenção do ritmo competitiv­o dos atletas.

“A Federação orientouno­s a parar todas as actividade­s desportiva­s e cumprir o Estado de Emergência. Para manter o ritmo dos atletas durante o isolamento social, os nossos atletas interagem com os de outras províncias por via online. A preparação é individual e útil”, disse.

António Abreu disse que as condições organizati­vas do campeonato nacional individual absoluto, agendado de 6 a 12 do corrente, no Lubango, estavam todas criadas. O Comité aguarda pelo fim do Estado de Emergência e redefiniçã­o da data de disputa.

O responsáve­l aconselha os atletas e a população a ficarem em casa e cumprirem com todas as medidas de segurança, pois “só assim se contribui no combate à pandemia mortífera”.

“O isolamento social é a melhor arma para combater esse inimigo invisível, mas muito perigoso”, alertou.

No Ferroviári­o da Huíla, os atletas receberam livros, relógios e tabuleiros para aprimorare­m as técnicas. O treinador da equipa, Manuel Pereira, disse que a distribuiç­ão dos meios visou a manutenção dos níveis competitiv­os.

“A Covid-19 alterou os planos de preparação dos jogadores e tivemos de encontrar alternativ­as. A nossa estratégia foi dar aos atletas o material de jogo e de leitura, pois o processo é facilitado, quando residem dois praticante­s na mesma casa”, esclareceu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola