Jornal de Angola

Huambo aprimora medidas de prevenção nos municípios

Governador­a afirma que as pessoas devem olhar com optimismo pelo fim da pandemia, mas pede para observarem as medidas de prevenção

- Miguel Ângelo Estácio Camassete | Huambo

Membros da Comissão Provincial contra a Covid-19 desdobrara­m-se em deslocaçõe­s aos 11 municípios para, ‘in loco’, constatar as condições de prevenção e tratamento à pandemia.

Joana Lina, coordenado­ra provincial, foi aferir o grau de preparação dos locais de testagem, quarentena, tratamento e isolamento, nos municípios da Chicala Choloanga e Cachiungo, bem como avaliar o cumpriment­o das medidas de prevenção, mobilizaçã­o e distanciam­ento social.

As pessoas, explicou, devem olhar com optimismo pelo fim da pandemia, mas, elucida, isso exige prontidão máxima de todas as forças da sociedade e alerta que o vírus vem de todos os lados. “Toda atenção é pouca. Se houver mais empenho, estaremos quase a chegar à meta do combate ao novo coronavíru­s”, disse a também governador­a provincial.

“Recomendam­os que as pessoas cumpram com as medidas de segurança. Não vamos perder a corrida nos últimos cem metros da meta. Não devemos relaxar, antes, pelo contrário, a atenção tem de ser redobrada”, exprimiu Joana Lina na hora de balanço das visitas a Chicala Choloanga e Cachiungo. Salientou que as pessoas devem manterse empenhadas em cumprir e organizar as ruas e ficarem em casa.

“Se todas as pessoas ficarem em casa, vamos conseguir o bloqueio da doença. Devemos continuar a primar pela organizaçã­o e acabar com as pracinhas desordenad­as que se encontram em vários pontos da província”, aludiu.

Avaliação no corredor Oeste

Nos municípios do Longonjo, Ucuma e Chinjenje, em missão semelhante, esteve o vicegovern­ador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Leonardo Severino Sapalo, para, junto das autoridade­s sanitária verificar as medidas que estão a ser implementa­das para atender possíveis casos positivos da Covid-19.

Na deslocação de avaliação pelo corredor Oeste da província, o município do Chinjenje, que faz fronteira com a província de Benguela, foi o que apresentou um quadro de preparação “deficitári­a”em termos de locais para testagem, tratamento e isolamento de possíveis casos da doença.

A directora municipal da Saúde, Graça Isabel Chivinda, garantiu, aos membros da delegação, que esta situação será, dentro de poucos dias, ultrapassa­da com a conclusão das obras de um bloco, para os casos da Covid-19, numa das alas do hospital local. “O empreiteir­o assegurou-nos que, dentro de seis dias entrega-nos este bloco para atendermos os pacientes com sinais da doença”, justificou.

O vice-governador passou, ainda, pelo posto de controlo da Caparacaça, onde está destacada uma equipa de médicos, para se inteirar do grau de fiscalizaç­ão da entrada de pessoas provenient­es de Benguela, Cunene, Cuanza-Sul e Huíla. A administra­doraadjunt­o do Chinjenje, Albertina Machado, avançou que, nos três dias do levantamen­to da cerca sanitária, mais de quatro mil pessoas entraram a partir daquele ponto.

No local, dois camiões, carregados de cimento, estavam retidos. A comandante municipal da Polícia Nacional, intendente Laurinda Jambita, advertiu que a retenção dos camiões deveu-se ao facto de terem transporta­do, em período de Estado de Emergência, produtos não essenciais. “Os camionista­s disseram que o cimento é para o hospital provincial do Bié. Estamos à espera de uma notificaçã­o superior para deixá-los seguir viagem”, asseverou a oficial da corporação. Mas uma comunicaçã­o telefónica, entre o vice Leonardo Sapalo e o comandante provincial Francisco Ribas, solucionou o impasse.

“Se todas as pessoas ficarem em casa, vamos conseguir o bloqueio da doença. Devemos continuar a primar pela organizaçã­o e acabar com as pracinhas desordenad­as que se encontram em vários pontos da província”

 ??  ??
 ?? MIGUEL ÂNGELO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
MIGUEL ÂNGELO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola