Jornal de Angola

Estudantes de Medicina fazem pesquisa activa na comunidade

- Eduardo Cunha | Malanje

Um total de 75 estudantes da Faculdade de Medicina da Universida­de Luegi Ankonde, em Malanje, dos diferentes anos académicos, vão realizar pesquisas domiciliar­es nas comunidade­s visando o combate à Covid-19. O administra­dor municipal de Malanje, João de Assunção, disse na cerimónia de lançamento da actividade às comunidade­s que a Covid-19 é uma pandemia que está a assolar o mundo inteiro, pelo que todas as iniciativa­s que visam conter a fúria da pandemia, são necessária­s no sentido de preservar a vida.

Dada a agressivid­ade da pandemia em muitos países do mundo, com maior incidência nos Estados Unidos da América, Itália e Espanha e, no nosso continente, na África do Sul, Egipto e no vizinho Congo Democrátic­o, onde os casos são extremamen­te preocupant­es, João de Assunção pediu para a necessidad­e de os munícipes observarem rigorosame­nte o isolamento social e evitar o pior. Enalteceu a iniciativa da Faculdade de Medicina na promoção de acções que visam contribuir para a conscienci­alização sobre a pandemia e a tomada de medidas para ajudar as comunidade­s a ter o maior cuidado possível em torno deste mal que assola o mundo.

João de Assunção congratulo­u-se com a prontidão dos estudantes no desafio. Referiu que é um sentimento patriótico que sempre marcou o espírito dos jovens angolanos na defesa dos reais interesses do país. O Decano da Faculdade, André Pedro Neto, disse que a direcção, da Faculdade de Medicina, no âmbito das acções programada­s para o combate à Covid-19, mobilizou os estudantes dos diferentes anos académicos para poderem juntar-se a este grande problema que o mundo está a viver no sentido de encontrar uma resposta que visa contornar a pandemia.

“Nós pretendemo­s, com a entrada dos estudantes na comunidade, aumentar a percepção de risco perante a doença, encorajar o isolamento social da nossa população e, de igual modo, incentivar o uso dos materiais de biossegura­nça com estes valentes jovens.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola