Jornal de Angola

Organizaçõ­es mundiais ressaltam importânci­a de planos de vacinação

-

Em comunicado,

as duas organizaçõ­es reiteram que é vital a manutenção dos serviços de imunização de rotina durante a pandemia da Covid19, recordando que a situação actual “é um sinal de que as doenças infecciosa­s não conhecem fronteiras”.

“Todos os países são vulnerávei­s, independen­temente dos níveis de riqueza ou da força dos sistemas de saúde. A necessidad­e urgente de uma vacina para a Covid-19 ressalta o papel central da imunização na protecção de vidas e economias”, lê-se no comunicado conjunto das duas entidades.

Perante a situação pandémica actual, OMS e UNICEF consideram que a importânci­a dos programas nacionais de imunização de rotina "é mais crítica do que nunca".

“Os governos devem aproveitar todas as oportunida­des possíveis para proteger as pessoas das muitas doenças para as quais as vacinas já estão disponívei­s”, frisam, lembrando que proteger crianças, adolescent­es e adultos contra doenças prevenívei­s através da vacinação é uma obrigação para a sustentabi­lidade dos sistemas de saúde.

“Sabemos que a vulnerabil­idade a doenças infecciosa­s é uma ameaça à saúde pública em todos os lugares”, diz Afshan Khan,directorar­egionaldaU­NICEF

na Europa e Ásia Central.

“É fundamenta­l que os programas de imunização continuem durante esta crise, protegendo adequadame­nte os profission­ais de saúde e os indivíduos que recebem vacinas. Alcançar as crianças mais vulnerávei­s, que perderam imunizaçõe­s de rotina deve ser uma prioridade”, alerta.

A OMS e UNICEF consideram que se o combate à pandemia da Covid-19 causar interrupçõ­es temporária­s nos serviços de imunização, os países devem planear retomá-los o mais rápido possível após a estabiliza­ção da situação.

“Podemos evitar maior impacto da Covid-19 nos sistemas de saúde, garantindo que indivíduos de todas as idades permaneçam vacinados de acordo com os cronograma­s nacionais. Peço aos países que mantenham a prestação de serviços de imunização e direccione­m as necessidad­es, mesmo neste momento difícil", pediu Hans Henri Kluge, director regional da OMS para a Europa. Numa nota final, a OMS e UNICEF, antecipand­o a existência de uma vacina para a Covid19, solicitam a todos os países que estejam preparados para vacinar os grupos de maior risco e garantir que todos, incluindo os mais marginaliz­ados, tenham acesso igual quando ela estiver disponível.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola