Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

-

Pagamento de propinas

Tomei conhecimen­to, por via dos nossos meios de comunicaçã­o social, que as autoridade­s ligadas à educação vão tomar uma posição em relação ao pagamento de propinas no ensino privado. Com o prolongame­nto do estado de emergência, e com a consequent­e suspensão das aulas, as pessoas ficam sem saber se devem ou não pagar propinas no ensino privado. Sou encarregad­o de educação e tenho dois filhos a estudar em estabeleci­mentos de ensino privado, pelo que tenho todo o interesse em saber a posição das autoridade­s em relação ao pagamento de propinas neste período marcado por medidas excepciona­is. Espero que o INADEC (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor) e a AADC (Associação Angolana de Defesa do Consumidor) sejam ouvidas nesta questão relativa ao pagamento de propinas, com vista a se chegar a uma solução que satisfaça todas as partes.

HERCULANO JOÃO

Maianga

Fabrico de máscaras

Há muita gente a usar máscaras no país, devido à covid-19. Muitos alfaiates estão a fabricar máscaras no país, mas penso entretanto que era bom que as autoridade­s competente­s deviam dizer que tipo de máscaras é que devem ser comerciali­zadas. Será que qualquer tecido serve para se fazerem máscaras? Os alfaiates devem estar naturalmen­te mais preocupado­s com os lucros que podem obter com a venda de um grande número de máscaras, pouco se importando coma sua qualidade. Cabe às autoridade­s competente­s dizer às pessoas que só devem comprar este ou aquele tipo de máscara. Margarida Afonso

Samba

Violação do confinamen­to domiciliar

Vêem -se ainda muitas pessoas neste período de confinamen­to domiciliar obrigatóri­o a circular em muitos bairros de Luanda , parecendo até que já se pôs fim ao estado de emergência. Acho que as administra­ções municipais devem redobrar os seus esforços para sensibiliz­ar as pessoas no sentido de cumprirem escrupulos­amente as normas relativas ao estado de emergência, nomeadamen­te as que se referem ao confinamen­to domiciliar e ao distanciam­ento físico. A Covid-19 tem matado muita gente no mundo. os angolanos precisam de saber disso. Devemos tomar todas precauções par que não tenhamos muitos infectados com o coronavíru­s nem muitas mortes.

EUGÉNIO LUCAS

Marçal

Criadores de gado

Fiquei satisfeito com a notícia de que criadores de gado angolano estão a receber cabeças provenient­es do Chade, para o fomento da produção de carne bovina no país. Mais satisfeito fiquei quando soube que o gado que está a vir do Chade vai ser distribuíd­o por criadores de gado situados em quatro províncias do país, nomedament­e Cuanza-Norte, Malanje, Uíge e Cuanza Sul. Oxalá que daqui a algum tempo muitos milhares de angolanos possam consumir carne bovina a preços suportávei­s. Hoje, devido aos preços altos da carne bovina, muitos angolanos não conseguem adquiri-la. Que sejam dados os necessário­s incentivos aos criadores de gado angolanos, para que eles possam produzir carne suficiente para atender à procura deste produto.

ARMÉNIO SILVA

Quissama

ESCREVA-NOS Cartas recebidas na Rua Rainha Ginga, 12-26 Caixa Postal 1312 - Luanda ou por e-mail: escrevacon­noscoJA@gmail.com

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola