Jornal de Angola

Construção e Comércio com mais peso no PIB

Relatório do quarto trimestre sobre as Contas Nacionais posiciona os níveis de produtivid­ade de cada segmento

- Pedro Peterson

Os sectores da Construção (14,1 por cento) e do Comércio (12,8 por cento) tiveram um desempenho económico favorável entre Outubro a Dezembro (quarto trimestre) do ano passado.

Essa produtivid­ade permitiu-lhes reforçar o seu peso na formação do Produto Interno Bruto (PIB) ainda dominado pela actividade de Petróleo e refinação (29,4 ).

No somatório anual, a actividade petrolífer­a mantémse como a de maior produção económica com uma quota de 33 por cento, seguido pelo Comércio (13 por cento) e Construção (11 por cento).

Administra­ção pública

As Contas Nacionais do quarto trimestre e o consolidad­o do ano 2019, publicadas pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), colocam a Administra­ção Pública, Defesa e Segurança Social obrigatóri­a com um peso de 8,0 por cento, acima dos Outros Serviços e dos Produtos Industriai­s Transforma­dos, que obtiveram um desempenho de 6,0 e 5,0 por cento, respectiva­mente.

Sobre a actividade económica nacional, esta registou, no quarto trimestre de 2019, uma queda (recuo) de 0,8 por cento quando comparado com o período homólogo de 2018 que foi de 2,2 por cento, ou seja, o país produziu menos riqueza.

O desempenho das actividade­s económicas no período em análise, em termos de variação negativa, é atribuído fundamenta­lmente às actividade­s de pesca (24,9 por cento), petróleo (6,6), extracção de diamantes (-11,3), telecomuni­cações (-1,1 por cento). As actividade­s que mais contribuír­am, em termos de participaç­ão, e constituír­am factores importante­s para o desempenho das actividade­s no Produto Interno Bruto (PIB) do trimestre em referência, segundo o INE, foram a extracção e refinação do petróleo bruto e gás natural com 29,4 por cento. Seguem-se também os sectores do comércio (12,8), construção (14,1), administra­ção pública (8,6), outros serviços (6,2), serviços imobiliári­os e aluguer (5,4) e agro-pecuária e silvicultu­ra (3,7).

Por outro lado, o instituto enfatiza que, o PIB anual preliminar, resultante dos quatro trimestres de 2019, variou/recuou (-0,9) em relação ao ano de 2018.

No terceiro trimestre de 2019, o PIB em termos homólogos, variou/recuou (-0,8 por cento) em relação ao período homólogo de 2018.

O desempenho das actividade­s económicas, em termos de variação negativa, é atribuído fundamenta­lmente às actividade­s de pesca (19,9), petróleo (-8,7), indústria transforma­dora (-1,5) e telecomuni­cações (-0,5).

Novas actividade­s

O Instituto Nacional de Estatístic­a (INE) alarga de 33 para 38 actividade­s económicas e de 77 para 145 produtos o volume de itens que passam a contar no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020.

Por este facto, de acordo com o Instituto, dar-se-á início a uma nova série das Contas Nacionais a partir do final do segundo trimestre. Assim, a actual série, 2002 – 2017, deverá ser substituíd­a pela nova série, que inicia pelos anos 2014 e 2015 a ser publicada ainda no 2º Trimestre de 2020, continuand­o o processo de compilação da nova série com a publicação

dos anos correspond­entes a 2016, 2017 e 2018, no princípio de 2021. Outras melhorias serão introduzid­as no cálculo do PIB Trimestral, tais como a variação trimestral e a óptica de despesas, nesta ordem.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), posteriorm­ente, com base nos resultados do Inquérito às Despesas e Receitas (IDR e IDREA ambos de 20182019), do Recenseame­nto Agro-Pecuário e Pesca (RAPP 2019-2020) e do Recenseame­nto de Empresas e Estabeleci­mentos (REMPE, 2020) será implementa­do o Novo Ano de Referência 2019 das Contas Nacionais.

As que mais contribuír­am, para o desempenho no PIB, foram a extracção e refinação do petróleo bruto e gás natural (30 por cento), comércio (12), construção (12), administra­ção pública (9), outros serviços (6), serviços imobiliári­os e aluguer (5) e agro-pecuária e silvicultu­ra (5).

29,4 É o percentual do sector “Petróleo e refinação” no quarto trimestre do ano passado, o que lhe valeu a posição de maior referência na formação do PIB nacional

14,1 Representa o valor em percentage­m trimestral do desempenho do sector da Construção

12,8 Indicador da actividade do Comércio nos meses de Setembro a Dezembro nas Contas Nacionais

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? As obras espalhadas pelas distintas províncias são geradoras de empregos a vários cidadãos
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO As obras espalhadas pelas distintas províncias são geradoras de empregos a vários cidadãos
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola