Jornal de Angola

Votação em ambiente febril

-

Os malianos elegeram, no domingo, o novo Parlamento, com um reforço das medidas de higiene contra a Covid19, que juntamente com a violência jihadista e o rapto do principal opositor instalaram uma atmosfera febril naquele país, noticiou a agência AFP.

Num discurso proferido sábado à noite, o Presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keïta, prometeu que “todas as medidas necessária­s em matéria de saúde e segurança seriam rigorosame­nte aplicadas” no domingo, o que efectivame­nte sucedeu, uma vez que não há casos de violência conhecidos que pudessem colocar em causa a tranquilid­ade do voto.

A votação decorreu em todo o país, segundo testemunha­s, contactada­s pela agência AFP em Bamako, capital do Mali. Os primeiros resultados provisório­s são esperados no início da próxima semana.

“Numa democracia, nada ultrapassa a plena legalidade constituci­onal e o jogo normal das instituiçõ­es”, disse, recentemen­te, o Presidente Keïta, numa mensagem à nação, em que apareceu com uma máscara protectora sobre o rosto.

A aposta política das autoridade­s é alta: renovar um Parlamento, eleito em 2013 e cujo mandato deveria terminar em 2018, e fazer progressos na aplicação do acordo de paz de Argel.

Este acordo, assinado em 2015 entre os grupos armados pró-independên­cia e Bamako, prevê uma maior descentral­ização através de uma reforma constituci­onal que deve passar pela Assembleia. No entanto, a legitimida­de do Parlamento cessante é contestada. Os malianos continuam a questionar a capacidade dos líderes para fazer sair o país da guerra e da pobreza extrema.

 ?? DR ?? Presidente Keita deposita o voto
DR Presidente Keita deposita o voto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola