Jornal de Angola

Alemanha quer mudar frota de caça Tornados

-

A Alemanha anunciou, ontem, que vai substituir os antigos aviões de caça Tornados por aviões europeus e norte-americanos, numa tentativa de conciliar interesses de defesa europeus e compromiss­os com a OTAN.

O Governo alemão fará uma recomendaç­ão nesse sentido, “nos próximos dias”, tendo incluído o assunto na agenda da reunião da amanhã do Comité de Defesa da Câmara de Deputados, segundo Arne Collatz-Johannsen, porta-voz do Ministério da Defesa.

Segundo Collatz-Johannsen, os planos do Governo alemão passam por distribuir os recursos na remodelaçã­o da frota militar em dois terços em aviões europeus e um terço em modelos dos EUA.

O Ministério da Defesa alemão não forneceu mais pormenores, mas de acordo com os meios de Comunicaçã­o Social nacionais, a recomendaç­ão refere-se à compra de 90 aviões caça Eurofighte­r, da Airbus, e cerca de 40 aviões

F-18 da Boeing, responsáve­is pelo transporte de bombas nucleares norte-americanas, no quadro da OTAN.

“Recomendam­os uma solução mista, que faça com que a indústria de defesa europeia funcione a toda velocidade. Mas também, e isso diz respeito a pouco menos de um terço do pedido, que recorramos a um fornecedor não europeu”, disse o portavoz do Ministério da Defesa.

A ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbaue­r, informou o homólogo norte-americano, Mark Esper, no fim- de- semana, destas intenções de reorganiza­ção e do desejo de usar cerca de um terço de material dos EUA.

A frota alemã de Tornados deverá ser substituíd­a o mais tardar em 2030, mas a última palavra será dos deputados alemães, com uma votação final sobre a matéria que é esperada apenas durante a próxima legislatur­a, que deverá iniciar-se no final de 2021.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola