Jornal de Angola

Síria e Irão exigem fim do embargo económico

O Presidente da Síria, Bashar al-Assad, e o chefe da diplomacia iraniana exigem o fim das sanções

-

O ministro dos Negócios Estrangeir­os do Irão aproveitou hoje um encontro com o Presidente da Síria para pedir aos Estados Unidos que levante as sanções que impôs aos dois países do Médio Oriente.

Trata-se do primeiro encontro oficial de Mohammad Javad Zarif com Bashar al-Assad desde Abril de 2019 e os dois homens foram fotografad­os com máscara e luvas no quadro da pandemia do novo coronavíru­s.

O chefe da diplomacia iraniana criticou as “sanções cruéis” de Washington que afectam os países em “luta contra esta doença (a Covid-19)”, segundo um comunicado de Teerão.

O Chefe do Estado sírio denunciou, também, a continuaçã­o norte-americana das sanções económicas contra o seu país e o Irão “apesar das condições humanitári­as excepciona­is”, refere um comunicado da Presidênci­a síria divulgado nas redes sociais. Assad apresentou “condolênci­as ao Irão e ao povo iraniano” pelos milhares de mortos ligados à Covid-19.

O irão, um dos países mais afectados no mundo pelo novo coronavíru­s, registou mais de 80 mil casos e cerca de cinco mil mortos. A Síria conta, oficialmen­te, com pouco mais de 30 infectados, incluindo três mortos.

O Irão é um dos principais aliados de Damasco, juntamente com a Rússia, na guerra que destrói o país desde 2011 e que já matou mais de 380 mil pessoas. Assad denunciou, também as “violações contínuas da Turquia da soberania e território­s sírios” no Norte do país, onde Ancara está militarmen­te envolvida há anos ao lado de alguns rebeldes sírios.

Os dois responsáve­is sublinhara­m “a importânci­a de uma coordenaçã­o contínua” para “reforçar a capacidade dos dois países de enfrentar a pandemia” e “garantir o que é necessário em termos de prevenção, diagnóstic­o e tratamento”, adianta o texto.

 ?? DR ?? Presidente sírio, Bashar al-Assad (à direita), com o ministro enviado do Irão
DR Presidente sírio, Bashar al-Assad (à direita), com o ministro enviado do Irão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola