Jornal de Angola

Bruxelas e Londres retomam o diálogo

-

Bruxelas e Londres retomaram, ontem, por videoconfe­rência as negociaçõe­s para definir a futura relação.

Os negociador­es do bloco europeu e britânico para a futura relação após o ‘Brexit’ chegaram, na passada quarta-feira, a acordo sobre o novo calendário para as negociaçõe­s, que estavam suspensas devido à pandemia da Covid-19.

Numa declaração conjunta, divulgada quarta-feira, após uma reunião por via digital entre o negociador da União Europeia (UE) para a futura relação com o Reino Unido, Michel Barnier, e o homólogo britânico, David Frost, lia-se que “as duas partes concordara­m em organizar novas rondas de negociaçõe­s a fim de chegar a progressos reais e tangíveis até Junho”, altura apontada, desde o início para um ponto de situação.

Dadas as restrições adoptadas pelos governos para tentar conter a pandemia da Covid-19, estas novas rondas de negociaçõe­s serão realizadas por videoconfe­rência, tendo “a duração de uma semana inteira”, segundo o comunicado conjunto.

Assim, as novas datas agora apontadas são as semanas de 20 de Abril, 11 de Maio e 1 de Junho.

“A reunião de alto nível prevista para Junho servirá para fazer o balanço dos progressos realizados”, destacam os blocos comunitári­o e britânico na declaração conjunta.

A primeira ronda das negociaçõe­s sobre o futuro relacionam­ento entre o Reino Unido e a UE, na sequência da saída do país formalizad­a a 31 de Janeiro, decorreu em Bruxelas entre 2 e 5 de Março e a segunda ronda estava prevista para se realizar em Londres entre 18 e 20 de Março, mas tal não aconteceu devido à pandemia.

Inicialmen­te, estavam previstas novas rondas em Abril e Maio, alternando entre as duas cidades, envolvendo dezenas de pessoas em cada equipa, que agora acontecem por via digital.

Para Junho continua a estar prevista uma cimeira de líderes para avaliar o progresso e decidir uma extensão do período de transição, que termina a 31 de Dezembro.

O Governo britânico reiterou que não pretende pedir um prolongame­nto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola