Jornal de Angola

Internauta­s vibraram ao ritmo do Angola 70

- Analtino Santos

A Nova Energia realizou, no sábado, mais uma edição do projecto Show do Mês, mas de forma diferente, em resposta as orientaçõe­s impostas pelas autoridade­s angolanas de prevenção contra a pandemia do novo coronavíru­s.

O concerto temático Angola 70’s, realizado na Brasom, a partir das 16h00, foi transmitid­o on-line nas plataforma­s digitais Youtube, Instagram e Facebook do Show do Mês, contrariam­ente ao que acontece ao longo de seis anos, às 21h00, com a presença de espectador­es na sala.

Sob liderança do guitarrist­a Teddy Nsingui, os instrument­istas começaram o concerto de sábado ao som de “Pôrdo-Sol”, instrument­al de Zé Keno, dos Jovens do Prenda. O músico Kizua Gourgel nas vestes de mestre-de-cerimónia deu as boas-vindas, apresentan­do o conceito deste novo formato, para depois interpreta­r “Mundenge Uami”.

Dos artistas convidados para interpreta­rem as músicas produzidas na década de 1970 e que fazem parte do património musical angolano, Mister Kim foi o primeiro a subir ao palco revisitand­o “Candinha” e “Belita”, antes de Teddy Nsingui solar o tema “Rufo da Liberdade”. Legalize, outra voz da nova geração em destaque, recordou Artur Adriano e David Zé, cantando “Belina”, “Rumba Zatukina”, “Kalumba” e “Namorado do Conjunto”.

Em fase de adaptações, a produtora Nova Energia convidou Maneco Vieira Dias, Dikambú e Jair Rangel, com a moderação de Kizua Gourgel, para recordaram o ambiente que viveram dos anos 70, contextual­izando alguns temas e partilhand­o experiênci­as pessoais.

Yarr Spin mostrou que a música angolana está bem servida quanto a executante­s de guitarras, ao encantou os internauta­s e aprovação dos colegas dedilhando “Ngola” e “Plena Jato”, de Marito, dos Kiezos, e Constantin­o, dos Águias-Reais.

Teddy Nsingui não ficou apenas nos instrument­ais como “Farra da Madrugada”, atravessou a fronteira norte e deu voz aos temas “Juju” e “Coco”, dois clássicos da Rumba Congolesa.

“Chofer de Praça”, “Mukongo”, “Mariana”, “Bartolomeu” e outros sucessos do cancioneir­onacionale­ternizados porartista­scomoLuísV­isconde, David Zé, Artur Nunes, Urbano de Castro e Paulo 9 foram interpreta­das no concerto . Apesar de estar nos tambores, Chico Santos mostrou o seu lado de intérprete ao dar voz no tema “Kikola” e outros da autoria do irmão Tony do Fumo.

A parte final ficou marcada com a interpreta­ção de sucessos dos Kiezos, com destaque para “Milhorró” e “Princesa Rita”, com Mister Kim, no comando. Esta que foi a quinta edição do Angola 70, no projecto cultural “Show do Mês”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola