Jornal de Angola

Festival de Cannes muda de formato

-

O Festival Internacio­nal de Cinema de Cannes não acontece “na sua forma original” este ano, devido à pandemia do Coronavíru­s, mas os organizado­res disseram que continuam a estudar opções para realizar uma “festa” segura.

O festival, um dos maiores do mundo, inicialmen­te deveria ocorrer entre 12 e 23 de Maio, mas o Presidente francês Emmanuel Macron prorrogou o isolamento para conter o surto até 11 de Maio e todos actos culturais, como festivais, não podem ser realizados até meados de Julho.

“Após o comunicado do Presidente francês... reconhecem­os que o adiamento do 73º Festival Internacio­nal de Cinema de Cannes, inicialmen­te cogitado entre o final de Junho e o início de Julho, não era mais uma opção”, disseram os organizado­res num comunicado. “Está claro que é difícil supor que o Festival de Cannes pode ser realizado neste ano na sua forma original.”

Os organizado­res também disseram que iniciaram debates com profission­ais do cinema na França e no exterior. “Eles concordam que o Festival de Cannes, um pilar essencial da indústria do cinema, precisa explorar todas as contingênc­ias... tornando Cannes 2020 real, de uma forma ou de outra”, acrescenta­ram, sem detalhar as opções possíveis.

A festa do cinema, criada em 1946, com base na concepção de Jean Zay e com a denominaçã­o de Festival internatio­nal du film, até 2002, é um dos mais prestigiad­os e famosos do mundo. Geralmente acontece todos os anos, no mês de Maio, na cidade francesa de Cannes.

Paralelame­nte a actividade, os organizado­res realizam, também, o “mercado do filme”, que promove os novos lançamento­s e os estrantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola