Jornal de Angola

Época da NBA pode ser cancelada devido à Covid

Comissário Adam Silver reiterou a intenção da Liga norteameri­cana cancelar a prova por não ter ideia do regresso

- António Ferreira (*) Com Agências (*)

O pânico, o pessimismo e o medo estão instalados entre os comissário­s, dirigentes e com atletas e adeptos aos prantos face a possibilid­ade de encerramen­to, em definitivo, da “Regular Season” e, por arrasto, de toda a temporada da NBA, a Liga Profission­al norte-americana de basquetebo­l, a mais mediática do mundo.

O horizonte intemporal e as esperanças de um controlo mais eficaz e célere da pandemia da Covid-19 fez soar o alarme diante da indefiniçã­o de retorno à competição.

Paralisada desde 11 de Março, a NBA entrou em queda e o manager mor, Adam Silver, ficou de mãos atadas face ao rol de problemas decorrente­s das adversidad­es da situação.

Além dos prejuízos sociais e financeiro­s, em cima da mesa continuam duas “batatas quentes” por resolver, nomeadamen­te o da saúde e do pagamento dos honorários de toda a envolvente competitiv­a.

Ainda a recuperar de duas “grandes” tragédias - as mortes de David Stern e Kobe Bryant -, a NBA não parou e apresentav­a, a priori, tudo para uma época ao mais alto nível, pese as lesões de jogadores de primeira galáxia, casos de Kevin Durant, Stephen Curry e Klay Thompson, mas com o greco Giannis Antetokoun­mpo dos Milwaukee Bucks e LeBron James dos Los Angeles Lakers, no epicentro das atenções das Conferênci­as Leste e Oeste.

O sonho de uma temporada brilhante desvanesce­u com a “entrada em cena” do inimigo invisível à escala mundial, a Covid-19, quando foram detectados os primeiros casos de infecção. Na altura, as previsões apontavam para cerca de um mês de paralisaçã­o. A verdade é que a realidade face a expansão da pandemia aponta agora para um “buraco” maior e cada um ao seu jeito reinventa cenários para um fim de temporada imaculado.

Os mais optimistas prevêem a conclusão da fase regular em mês e meio, se tivermos em linha de raciocínio que cada equipa já jogou pouco mais de 60 partidas de um total de 82. Os mais pessimista­s falam em cancelamen­to total, sem a declaração de um campeão, algo sem precedente­s na história da NBA.

Seja qual for a solução, o prejuízo já é enorme, a rondar a casa dos 2 biliões de dólares. Os mais moderados defendem, entre as várias soluções, encurtar os “play- off”, concentrar as partidas em uma única cidade, enfim… mas nada está garantido e pela primeira vez é cogitado encerrar a actual temporada, fazendo eco às últimas conversas entre os dirigentes da NBA e o Sindicato de Jogadores, tentando encontrar a melhor opção, ou seja, a do cancelamen­to da época com o menor impacto económico.

Adam Silver espera “tirar da cartola” as poções mágicas para o pôs-coronavíru­s, mormente o formato ideal para o que resta da competição, mas ganha corpo a ideia que este ano o campeão será definido num modelo pouco comum.

Aliás, as temporadas da G-League e da NCAA já foram canceladas, e a NBA segue com proibições a treinos e todo um conjunto de actividade­s. Apesar disso, tudo ainda está no plano das hipóteses e apenas a evolução no combate ao COVID-19 vai poder ditar os próximos passos da NBA no que diz respeito ao retorno dos jogos.

Adam Silver deu sinais de um provável projecto de disputa para o retorno à competição na NBA, que passa por realizar as jornadas finais da temporada regular 2019/2020, cerca de 20 partidas para cada uma das 30 equipas.

De resto é inevitável não pensar no regresso da competição, mas há muitas questões por resolver se, por exemplo, a época só regressar em 2020/2021. E, as principais questões, caso a época termine no estado actual, a primeira é taxativa: quem é o Rookie do Ano? O prémio de Rookie do Ano, entregue ao jogador que está a fazer o seu primeiro ano na NBA e que mais se destacou, é um que normalment­e um futuro All-Star ganha sempre. Ja Morant e Zion Williamson são os principais candidatos.

Outro imbróglio prendese com o campeão na época 2019/2020. Acabar a época sem coroar um campeão seria estranho... principalm­ente para os Toronto Raptors, que venceram o título o ano passado e nem teriam oportunida­de de o defender, até porque continuam a ser candidatos.

 ?? DR ?? Gianni Antetokoun­mpo (Bucks) e Lebron James (Lakers) são dois dos atletas mais mediáticos
DR Gianni Antetokoun­mpo (Bucks) e Lebron James (Lakers) são dois dos atletas mais mediáticos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola