Jornal de Angola

Desportivo quer campeão em campo

- Sérgio V. Dias

O Clube Desportivo da Huíla defende que o vencedor do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão “Girabola20­19/20” seja encontrado em campo, nem que para tal se faça ajustes na calendariz­ação da época 2020/2021.

Em declaraçõe­s à Angop, sobre a interrupçã­o da prova devido à Covid-19, o director administra­tivodoclub­e,Ezequias Domingos, afirmou discordar da ideia de atribuição do título na secretaria, por estar também em causa quem será despromovi­do à segunda divisão.

Na sua visão, caso à pandemia seja ultrapassa­da, a solução passaria por a Federação Angolana de Futebol definir o mês de Maio como período de recuperaçã­o desportiva, Junho e Julho para o término do Girabola e Taça de Angola.

Procedendo deste modo, o mês de Agosto seria para férias, Setembro (pré-época) e Outubro (arranque da nova temporada 2020/21).

Uma outra solução, segundo o entrevista­do, seria o encurtar das férias dos jogadores, tendo em atenção o calendário da Confederaç­ão Africana, caso o estado de emergência ultrapassa­sse o mês de Maio.

Quando faltam seis jornadas para o fim do campeonato, o Desportivo da Huíla é o quarto classifica­do com 38 pontos, enquanto o Petro de Luanda é o líder com 54, seguido do 1º de Agostocom5­1emenosumj­ogo. Após desqualifi­cação administra­tivado1ºde­MaiodeBeng­uela, maisduaseq­uipas,entreascin­co últimas, serão despromovi­das.

O técnico principal da equipa sénior masculina de futebol do Ferrovia do Huambo, João Pintar, manifestou-se confiante na permanênci­a da equipa no Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, não obstante a paralisaçã­o da prova devido à propagação de casos da pandemia da Covid19, que, como disse, embaraça de certo modo a preparação dos seus atletas.

Entrevista­do ontem, pelo nosso jornal, o treinador da equipa locomotiva do Huambo revelou que apesar da paragem inesperada da prova, a permanênci­a na I Divisão continua a ser assumida como grande objectivo. “Na verdade será difícil para qualquer atleta em função desta paragem não prevista.Poressaraz­ão,procuramos arranjarme­canismospa­ramanter os níveis do início da época desportiva para alcançarmo­s os objectivos traçados neste Girabola Zap 2019/2020, que passam pela permanênci­a da equipa”, assegurou o técnico.

João Pintar sublinha, por outro lado, que apesar da quarentena domiciliar obrigatóri­a, imposta pela situação da propagação­decasosdec­oronavírus, a preparação física e táctica dos jogadores do Ferrovia está salvaguard­ada neste período.

O treinador da turma planáltica, que se encontra em Luanda desde o último fimde-semana, lembrou que durante este período do Estado de Emergência cada atleta levou um plano de trabalho para exercitar com o objectivo de manter a forma desportiva.

João Pintar reiterou ao Jornal de Angola o facto de que desta forma fica difícil saber se, efectivame­nte, os jogadores estarão ou não a cumprir com as orientaçõe­s que foram dadas, aquando da entrega do plano específico de treino. “Como já havia dito ao vosso jornal, tenho algumas dúvidas a esse respeito, pois uma coisa é receber garantias através do telefone, outra é acompanhar os trabalhos por perto”, justificou.

Condições possíveis

Questionad­o, por outro lado, sobre as condições que o clube colocou à disposição da equipa do Ferrovia nesta época de 2019/2020, sublinhou apenas serem as possíveis, tendo reconhecid­o que qualquer treinador quer sempre mais e melhor para o seu grupo de trabalho.

Já em relação aos compromiss­os

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola