Jornal de Angola

País sem casos positivos há três dias

O Instituto Nacional de Investigaç­ão em Saúde processou, até ontem, 1.572 amostras e hoje ficam concluídos 77 exames

- Mazarino da Cunha

Há 72 horas que o país não regista novos casos de Covid19, mantendo-se os 24 positivos, duas mortes, seis recuperado­s e 16 activos em estado clínico estável.

A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, durante a habitual conferênci­a de imprensa para actualizaç­ão de dados. Franco Mufinda disse que se encontram em quarentena institucio­nal 727 pessoas suspeitas, incluindo os cidadãos provenient­es da República de Cuba.

O governante informou que, nas últimas 24 horas, o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) não registou nenhuma denúncia por violaçõesd­equarenten­aaodomicíl­io. Lembrou que houve apenas duas alertas de suspeitas que foram descartada­s depois de investigad­as.

De acordo com Franco Mufinda, em termos laboratori­ais, o Instituto Nacional de Investigaç­ão em Saúde processou, até ontem, 1.572 amostras e disse que, para o dia de hoje, ficam concluídos 77 exames.

O secretário de Estado esclareceu que as sete pessoas que tiveram convívio com os cinco casos positivos, no sábado, continuam em quarentena institucio­nal e já efectuaram o primeiro exame e obtiveram resultado negativo.

Por outro lado, informou que as 18 províncias começaram a receber 300 zaragatoas, que servem para a recolha de amostras para um estudo aleatório sobre síndrome respiratór­io agudo.

Neste momento, foram já contemplad­as as provinciai­s do Huambo, Benguela, Zaire, Cabinda, Cunene num total de 1500, repartido por 300 para cada região.

Quanto à formação, o secretário de Estado para a Saúde Pública disse que técnicos angolanos tiveram ontem uma troca de experiênci­a, através de vídeo conferênci­a, com especialis­tas chineses que estiveram envolvidos directa- mente com pessoas infectadas pela Covid-19.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇA­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Hospital do Prenda está a ser preparado para receber, dentro de poucos dias, doentes infectados com Covid-19
VIGAS DA PURIFICAÇA­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Hospital do Prenda está a ser preparado para receber, dentro de poucos dias, doentes infectados com Covid-19

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola