Jornal de Angola

Médicos cubanos reforçam sistema de saúde no Huambo

- Marcelino Wambo/Huambo

Treze médicos de nacionalid­ade cubana, entre especialis­tas em medicina geral, familiar, anestesiol­ogista e criminolog­ista, chegaram, ontem, à cidade do Huambo, para reforçar a capacidade de intervençã­o do sistema de saúde contra à pandemia da Covid-19.

O director do Gabinete de Saúde e porta-voz da Comissão Provincial contra a Covid-19, disse que prevêse um médico para cada município da província para reforçar as equipas locais.

Lucas Nhamba, que falava à imprensa, na presença da governador­a Joana Lina, disse não haver um horizonte temporal para admissão, no quadro do programa de concursos públicos, de novos profission­ais de saúde, pelo que os especialis­tas cubanos vão ser enquadrado­s conforme as caracterís­ticas e índices de patologias de cada município, com particular atenção aos possíveis casos do novo coronavíru­s.

Ajudar o povo

A médica Aimar Larduet Torres manifestou satisfação por poder “ajudar o povo angolano”, em particular a província do Huambo, no combate à pandemia da Covid19 e outras enfermidad­es.

Esta é a primeira missão de Aimar Larduet a Angola, apesar de já ter estado em muitos países de África, como o Níger. Zuzel Luque, especialis­ta em medicina familiar, assegurou que além do combate contra a Covid-19, no município em que for indicada vai contribuir e colaborar com acções de formação, transmitin­do experiênci­as na especialid­ade de medicina familiar, de acordo com a realidade da província.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola