Jornal de Angola

“Água para Todos” abastece 9,8 milhões de habitantes

O programa definiu como população alvo a que vive em zonas dependente­s do sector primário da economia, com uma cobertura de pelo menos 80 por cento

- Adérito Veloso

Até Dezembro de 2019 a execução do Programa “Água para Todos”, iniciado em 2007, beneficiou mais de 9,8 milhões da população rural, registando uma evolução na taxa de cobertura de 70,3%.

Dados do Ministério da Energia e Águas (MINEA) apontam que entre as soluções utilizadas, no programa para o abastecime­nto de água no meio rural destaca-se a captação e a distribuiç­ão, a que se junta, também, o tratamento e armazename­nto.

O projecto contempla a construção de furo com bomba manual ou electrobom­ba, alimentand­o chafariz e em alguns casos, também uma lavandaria ou bebedouro para o gado, lavandaria­s, balneários e ligações domiciliár­ias, às instalaçõe­s públicas (escolas, centros de saúde, administra­ções).

Iniciado em Julho 2007, face à situação que se registava de profunda carência nas áreas rurais, passando a integrar a estratégia de combate à pobreza, com os avultados investimen­tos aplicados foi possível construir 4.735 soluções de abastecime­nto, 3.442 pontos de água e 1.293 pequenos sistemas de água.

Em 2019, o Programa "Água para Todos" conseguiu desenvolve­r várias acções, tendo sido construído­s 79 pontos de água, 57 pequenos sistemas de abastecime­nto, o que resultou na abrangênci­a de 125.070 habitantes servidos, um incremento na taxa de cobertura de 1,52 por cento.

Quanto à execução financeira, a fonte indica que no Orçamento Geral do Estado de 2019, o valor para o Programa foi de mais de 16,9 mil milhões de kwanzas, repartidos pelos diferentes órgãos do Estado, sendo 37 por cento pela administra­ções municipais, 41(MINEA) e 22 (governos provinciai­s). O valor do

OGE de 2019, para o Programa, teve um acréscimo de cerca de 35 por cento relativame­nte ao de 2018 e uma execução financeira superior. No OGE 2019, foram pagos 76 por cento por contrapont­o aos 57 pagos do OGE de 2018.

O programa definiu como população alvo as populações mais desfavorec­idas, habitando zonas dependente­s do sector primário da economia e como objectivo, a cobertura de pelo menos 80 por cento.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola