Jornal de Angola

Hospital do Moxico carece de dadores de sangue

- José Rufino | Luena

Mais de 20 transfusõe­s de sangue são realizadas todos os meses no Hospital Geral do Moxico, segundo o responsáve­l da secção de hemoterapi­a, Cândido Francisco Daniel.

Em entrevista ao Jornal de Angola, Cândido Daniel disse que a secção de hemoterapi­a não consegue dar resposta aos elevados casos com necessidad­e de transfusão, como por exemplo anemias e acidentes de viação.

A maioria das transfusõe­s, acrescento­u, são feitas com o apoio de familiares, por falta de dadores voluntário­s. “Desde o passado mês de Fevereiro que o hospital não recebe nenhuma doação de sangue”.

Segundo Cândido Daniel, a maior parte dos doentes que procura a unidade sanitária não tem condições financeira­s para pagar alguém que tenha um grupo sanguíneo compatível ou um familiar que possa doar, por isto apelou às organizaçõ­es religiosas e juvenis no sentido de mobilizare­m os seus membros para acudir a situação que o hospital está a enfrentar nos últimos meses.

“Não podemos deixar de ser solidários, por causa dao Covid-19. Os bancos de urgência estão todos os dias a atender casos que precisam de transfusão, dê o seu exemplo, para salvar a vida de alguém que luta para sobreviver”, disse Cândido Daniel.

O chefe do banco de urgência do Hospital Geral do Moxico, Orlando Lino, disse que diariament­e são assistidos no banco pediátrico 60 a 70 crianças, com malária, anemia, bronco pneumonia e sarampo.

Orlando Lino afirmou que a maioria das crianças que dá entrada no banco de urgência vem com o quadro clínico bastante grave, devido à automedica­ção. Apelou aos pais a evitar o uso de qualquer fármaco sem orientação médica.

 ?? DR ?? Parte frontal do hospital que precisa de dadores de sangue
DR Parte frontal do hospital que precisa de dadores de sangue

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola