Jornal de Angola

Empresário projecta Torneio de Futegolfe

- Armindo Pereira

O primeiro torneio de futegolfe no país poderá disputar-se em Luanda, em princípio de Setembro, em local por definir, numa realização das Organizaçõ­es Tavares Correia, revelou ao Jornal de Angola o mentor do projecto.

O empresário Edivaldo Tavares acredita que até finais de Julho a pandemia da Covid19 estará sob controlo. O mentor conta com os sócios Eufránio Julio, Dino Paulo e a parceria de empresas interessad­as em juntar-se ao projecto.

“Numa primeira fase vamos contar com futebolist­as profission­ais interessad­os em fazer parte desta etapa pioneira aqui emAngola.Pretendemo­sigualment­e realizar torneios para empresas voltados aos colaborado­res, em datas comemorati­vas, por exemplo”, explicou.

Tavares disse ainda que equipas de futebol em estágio pré-competitiv­o podem igualmente optar pelo futegolfe, como acontece no exterior. Nesta altura decorrem os processos administra­tivos, embora com algumas limitações face às medidas de prevenção decretadas pelo governo angolano para prevenir a expansão da pandemia.

O futegolfe é uma modalidade de precisão, no qual os jogadores pontapeiam uma bola de futebol no “tee” (lugar de onde se inicia o jogo de um buraco) de um campo de golfe, até que esta caia num buraco no solo, num número mínimo de toques, à semelhança do golfe.

O futegolfe é um desporto individual e não necessita de árbitro, tal como a modalidade que deu mote para a criação. Actualment­e a disciplina é praticada em mais de 20 países.

A bola deve ser sempre jogada a partir do local onde for caindo até atingir o que informalme­nte é designado “buraliza” (outra designação para o buraco/baliza), contando todos os “chutos”, num mínimo de nove alvos diferentes.

O primeiro Campeonato do Mundo foi realizado em Budapeste, Hungria, em Junho de 2012, com a participaç­ão do anfitrião, Argentina, Bélgica, Grécia, Países Baixos, Itália, México e Estados Unidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola