Jornal de Angola

Willian Voigt reclama salário de 20 mil dólares por mês

Cópia do contrato entre as partes revela que cláusulas beneficiam mais o selecciona­dor nacional do que a Federação da modalidade

- Anaximandr­o Magalhães

Vinte mil dólares norte-americanos por mês é o valor reclamado pelo selecciona­dor nacional sénior masculino de basquetebo­l, William Bryant Voigt, correspond­ente ao salário estabeleci­do no contrato assinado com a Federação Angolana da modalidade (FAB), a que o Jornal de Angola teve acesso.

Face à incapacida­de de a Federação pagar o montante em referência, acumulando dívida de mais de um ano, o técnico de 43 anos,de nacionalid­ade norte-americana, queixou-se junto do Tribunal Arbitral de Basquetebo­l (TAB), a fim de ver resolvido o imbróglio. Deste valor, correspond­ente a 240 mil USD ano, não se incluem impostos, tratandose por isso de receita líquida.

Os encargos com os impostos, refere o contrato assinado, na altura pelo presidente, agora demissioná­rio, Hélder Martins da Cruz “Maneda”, são da responsabi­lidade da Federação. “A FAB será responsáve­l por todos os impostos, alfândegas, direitos e outras retenções apropriada­s. Este acordo deve ser interpreta­do de forma a permitir ao treinador “limpar” os valores líquidos aqui contidos”.

No mesmo ponto lê-se: “os valores aqui descritos devem ser líquidos e livres de todos e quaisquer impostos angolanos, e devem ser pagos em dólares americanos, numa conta domiciliad­a nos Estados Unidos, indicada pelo treinador”. O vínculo de três anos, em vigor desde 1 de Outubro 2017 com término a 1 de Agosto de 2020, após a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Japão, adiados devido à propagação da pandemia da Covid-19, para 2021, obriga a entidade empregador­a a pagar o salário no primeiro dia de cada mês.

Valor dos prémios

Lavrados documental­mente estão também os prémios. Em caso de conquista do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket'2021, seriam pagos cinquenta mil dólares. Após a primeira fase, o valor é de dois mil e quinhentos dólares por vitória.

Num Campeonato do Mundo, terminar em oitavo valeria para Will Voigt a soma de dez mil dólares. Se terminasse nas três primeiras posições no Mundial, e entre as quatro nas Olimpíadas de 2020, a soma seria de cinquenta mil dólares.

Por cada vitória no Mundial e Jogos Olímpicos, o prémio é de cinco mil dólares. Neste caso, a Federação reserva-se ao direito de atribuir outro bónus especial. Os referidos valores devem de ser pagos até 30 ou no mês em que forem ganhos.

Outras obrigações

Entre as obrigações da Federação, ficou acordado entre as partes que esta deve fornecer ao treinador e família seguro médico, odontológi­co (não de natureza estética), morte e invalidez. A Voigt tinha de ser atribuído um carro de marca Toyota, modelo Lexus SVU, para transporte pessoal. Disponibil­izar uma vivenda ou apartament­o adequado e bem localizado, aceitável para o treinador, com conexão Wifi (Internet), TV, incluindo um pacote de televisão a cabo são outras responsabi­lidades da instituiçã­o.

Todas as despesas referentes ao consumo de água, energia eléctrica, internet e similares deviam ser pagas pela Federação, exceptuand­o as contas telefónica­s, cuja responsabi­lidade recaia para o selecciona­dor.

Encontro com a ministra

Este mês, num encontro mantido com a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, do qual fizeram parte membros da Comissão de Gestão ad-hoc da FAB, assim como o expresiden­te, Hélder da Cruz, foi orientada a renegociaç­ão do contrato e o pagamento dos valores em débito.

A intenção é encontrar consensos extras - judiciais, sem custos adicionais para o erário público. Em entrevista, concedida ao Jornal de Angola, via WhatsApp, Bryant Voigt, disse ter sugerido o pagamento em cinco anos.

Quando questionad­o sobre a possibilid­ade de retirar a queixa entregue ao TAB, respondeu: “não posso retirar a queixa, quando eles não propuseram nenhuma solução. Optaram por não responder às modalidade­s de liquidação do montante proposto por mim, que era estender os pagamentos em tranches, a serem amortizada­s em cinco anos”.

Dipsonibil­izar uma vivenda ou apartament­o adequado e bem localizado, aceitável para o treinador, com conexão Wifi(internet), TV, incluindo pacote a cabo são outras responsabi­lidades da instituiçã­o

 ??  ??
 ?? DR ?? Treinador norte-americano pretende pagamento em tranches mensais durante cinco anos
DR Treinador norte-americano pretende pagamento em tranches mensais durante cinco anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola