Jornal de Angola

Associação de futebolist­as condena salários parciais

-

O presidente da Associação Nacional dos Futebolist­a de Angola (ANFA), Igor do Nascimento,condenouop­agamento de salários dos jogadores em 50 por cento, enquanto vigorar o período de Estado de Emergência, decretado em Março último, devido à Covid-19.

Ao falar terça-feira à Angop sobre a obrigatori­edade ou não de os clubes continuare­m a cumprir com a obrigação, apesar da interrupçã­o do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola’2019/20, condenou aquilo que chamou de “atitude aproveitad­ora”.

Recordou que à luz do Decreto Presidenci­al Legislativ­o Provisório, que orienta o Estado de Emergência vigente, nenhuma entidade empregador­a deve despedir os trabalhado­res e, por conseguint­e, são obrigadas, por força do diploma legal, a assegurar as mensalidad­es.O dirigente considera que numa altura em que alguns clubes devem ordenados de mais de três meses, o correcto seria resolver os atrasados e depois pagar os de Março e Abril.

Igor do Nascimento defende o pagamento total da mensalidad­e até Abril, mas admite a possibilid­ade de uma solução negociada entre o empregador e funcionári­os caso a pandemia se prolongue, até para salvaguard­ar os próprios empregos, devido a incapacida­de da outra parte.

Face à situação, a ANFA coloca-seàdisposi­çãodosjoga­dores em defesa dos seus direitos, de modo a encontrar consenso que satisfaça as partes. Entre as agremiaçõe­s que optaram por tal procedimen­to, o antigo jogador da Selecção Nacional citou, como exemplo, o Recreativo do Libolo, que liquidouem­50porcento­osalário do mês de Março e pretende reduzir para 30 o deste mês.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jogadores da equipa do Cuanza Sul recebem menos dinheiro
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Jogadores da equipa do Cuanza Sul recebem menos dinheiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola