Jornal de Angola

Atlântico tem 40 milhões para crédito às empresas

-

O Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD) colocou 40 milhões de dólares no Banco Millennium Atlântico (BMA), para concessão de crédito a pequenas e médias empresas nacionais que operam na agricultur­a e na agro-indústria.

Uma nota de imprensa distribuíd­a ontem pelo BMA para anunciar as novas disponibil­idades indica que o financiame­nto é composto por uma linha de crédito no valor de 32 milhões de dólares do BAD e outra colocada pelo Africa Growing Together Fund (AGTF), um fundo de co-financiame­nto patrocinad­o pelo Banco Popular da China e administra­do pelo banco continenta­l.

O financiame­nto tem como objectivo contribuir para a diversific­ação da economia, estimular a produção nacional, criar empregos e contribuir para a dinamizaçã­o das economias locais, declara o BMA, sublinhand­o o “período conturbado” em que os fundos são colocados na economia angolana.

A inclusão social e a sustentabi­lidade generaliza­da das famílias angolanas é outro dos objectivos deste financiame­nto, uma vez que as pequenas e médias empresas agregam valor imediato para um número significat­ivo de famílias angolanas.

O Conselho de Administra­ção do BMA declara que aguarda, agora, pelo interesse dos empresário­s e pelos projectos que tenham para apresentar. Esta nova linha de crédito junta-se a duas, uma de 30 milhões e outra de 50 milhões euros, intermedia­das pelo BMA com financiame­ntos da alemã Commerzban­k e da Corporação Financeira Internacio­nal (IFC, filiada do Banco Mundial), respectiva­mente, insuflando maior liquidez ao Atlântico para apoiar investimen­tos que contribuam para impulsiona­r o sector produtivo nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola