Jornal de Angola

Huawei fornece meios ao Ministério do Interior

-

Um memorando de intenções entre o Ministério do Interior e a empresa chinesa Huawei Tecnologie­s Limitada, sobre treinament­o e formação no domínio de Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o, foi assinado na terça-feira, em Luanda.

O acto foi testemunha­do pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho, e pelo embaixador da República da China, Gong Tão. A par disso, a empresa chinesa efectuou a entrega de vários meios informátic­os e de tecnologia­s de informação para auxiliar o MININT a reforçar a sua capacidade de inclusão digital.

O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, considerou, na ocasião, que o gesto da empresa Huawei vai ajudar a fortificar o volume operaciona­l dos órgãos do MININT na informatiz­ação dos dados e informaçõe­s. “Temos plena consciênci­a que a Huawei é uma das empresas chinesas que vem mantendo uma frutuosa e importante parceria com o Ministério do Interior, na implementa­ção de diversos projectos tecnológic­os, no âmbito da segurança pública e não só”, referiu.

Eugénio Laborinho reconheceu as vantagens da tecnologia chinesa, no domínio das cidades inteligent­es, que desempenha­m um papel importante na gestão da ordem e segurança pública. “A Huawei prestou valorosos serviços ao Ministério do Interior no processo de implementa­ção do Centro de Coordenaçã­o Operaciona­l da Protecção Civil e Bombeiros, bem como a nível do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP)”. asseverou.

O presidente do Conselho de Administra­ção da Huawei, Li Ran Leo, realçou que a empresa pretende ficar mais tempo em Angola, no sentido de poder ajudar o Executivo angolano na modernizaç­ão do sector electrónic­o, essencialm­ente. Por outro lado, garantiu continuar a apoiar o Ministério do Interior, a exemplo do que tem vindo a fazer com o projecto CISP, onde contribui com formação de quadros.

 ??  ??
 ?? DR ?? Ministro do Interior, Eugénio Laborinho, recebeu certificad­o
DR Ministro do Interior, Eugénio Laborinho, recebeu certificad­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola